IV Semana de Integração começa dando ênfase no público infantil

A IV Semana da Integração começou ontem, 27 de maio, com palestras, oficinas e minicursos. Visando estreitar a relação entre Instituição e comunidade, a programação segue uma estrutura que atende a diversas faixas etárias e diferentes interesses. No primeiro dia de evento aconteceram mais de 15 minicursos e oficinas, além de palestras, exposições e atividades esportivas.

Na parte da tarde, as crianças tomam conta do Campus São João del-Rei. Para a educadora e professora da Escola Estadual Professor Iago Pimentel, Juliana Fátima dos Passos, participar das atividades é um processo de aprendizagem muito rico para os pequenos, uma vez que apresenta a eles novas visões e amplia as perspectivas de mundo. “As crianças ficam com muita expectativa e isso parte da curiosidade que elas desenvolvem na sala de aula, até o momento em que estão envolvidas na atividade”, completa.

Trabalhar assuntos atuais com atividades lúdicas estimula o desenvolvimento de habilidades motoras e exercita o pensamento crítico. Na oficina de Brinquedo de Sucata, os pequenos participantes entendem a importância da reciclagem, enquanto ressignificam os materiais para criar os próprios brinquedos.

Já na oficina de Grafite, as crianças tiveram a oportunidade de colorir a quadra do Campus. Para o estudante de arquitetura, Jonas Caputo, a arte urbana é uma forma de entender que o espaço público pertence à sociedade e, então, reivindicar este espaço. “Se a criança entende que o espaço urbano é parte do espaço dela, ela vai começar a lutar pelo direito de ter um ambiente adequado. A rua também fala com ela”, finaliza.

A programação infantil também contou com a oficina “Malabarismos na sola da mão: vivências ritmadas”, Manicure para crianças, entre outras atividades. A IV Semana da Integração acontece até o dia 29 de maio, com palestras, minicursos, oficinas e jogos. Fique ligado na programação.

DSC00951.JPG
DSC00979.JPG