Última semana de inscrições para Processo Seletivo 2019 do IF Sudeste

“Quer estudar em uma instituição gratuita e com qualidade de ensino? Esta é sua chance! Ser Federal é 10!”. Os candidatos que ainda não fizeram a inscrição para o Processo Seletivo 2019 do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais tem até o dia 08 de outubro para garantir seu lugar entre as 2.865 vagas ofertadas pela instituição nos níveis técnicos (integrado, concomitante/subsequente e subsequente), graduação e pós-graduação, distribuídas entre os oito campi do IF Sudeste: Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. Em São João del-Rei, serão 415 vagas distribuídas entre cursos técnicos, de graduação e duas pós-graduações.

Como nos anos anteriores, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet. Os alunos que precisarem de auxílio para realizar as inscrições poderão procurar pessoalmente e coordenação da COPESE em cada um dos campi para efetuarem sua inscrição. As provas serão aplicadas nos dias 24 de novembro (Pós-graduação e cursos Técnicos Integrados) e 25 de novembro (técnicos concomitantes/subsequentes e graduação). Os cursos do IF Sudeste MG são públicos e gratuitos.

Para efetuar a inscrição, é preciso que o candidato, primeiramente, leia os editais que explicam sobre as diversas modalidades de ensino oferecidas e as condições para participação. Na hora da inscrição, o aluno deve ter em mãos o documento original com foto (carteira de identidade, CNH ou passaporte), CPF e conta de e-mail. Ele deve acessar o site copese.ifsudestemg.edu.br e seguir os seguintes passos:

Inscrição passo a passo

• Criar uma conta no sistema;
  • Preencher os campos com dados pessoais, do curso, campus e grupo de concorrência escolhidos;
  • Confirmar as informações;
  • Gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) com o valor da taxa de inscrição

- Técnicos: R$ 25,00

- Graduação: R$ 50,00

- Pós-Graduação: R$ 100,00

Vale lembrar que, os candidatos que solicitaram isenção também deverão fazer sua inscrição. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa em qualquer agência do Banco do Brasil. Os candidatos que conseguiram isenção também precisam gerar o documento. No entanto, devem ficar atentos para que o boleto tenha o valor “R$ 0”.

Novidades

O Processo Seletivo 2019 do IF Sudeste MG traz novas oportunidades em diversos níveis de educação: no Campus Bom Sucesso, os cursos tecnólogos (graduação) em Gestão Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistemas; em Juiz de Fora, o curso Integrado em Desenvolvimento de Sistemas; em Muriaé, a pós-graduação MBA em Marketing e Relacionamento com Foco no Varejo; em Manhuaçu, a pós-graduação lato sensu em  Cafeicultura Sustentável e em São João del-Rei, a pós-graduação lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Para esclarecer dúvidas gerais, entre em contato com a Comissão de Processos Seletivos (Copese) do IF Sudeste: (32) 3379-4500 ou pelo e-mail copese@ifsudestemg.edu.br.

Vagas e cursos em São João del-Rei

Ainda que o edital oficial só seja divulgado no dia 04 de setembro, a Direção de Ensino do Campus São João del-Rei já definiu as vagas que serão ofertadas para o início de 2019. Serão, ao todo, 415 vagas já confirmadas. A novidade para esse ano é o novo curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho com 25 vagas, totalmente gratuita.

As 415 vagas já confirmadas estão distribuídas entre cursos técnicos subsequentes (para aqueles que já concluíram o Ensino Médio), superiores ( cursos de graduação) e duas Pós-graduações.

Confira abaixo a tabela completa de cursos:

Nº de Vagas

(NOVO)

(600 horas)

Total de vagas disponíveis

*O número total de vagas está subdivido em 20 (Processo Seletivo) e 20 (SiSu) por meio da nota do Enem

415 vagas