Ciência e arte agitam as manhãs da III Semana da Integração

É possível conciliar em uma mesma atividade ciência e diversão? Os alunos das escolas municipais de São João del-Rei que visitaram o Planetário nas manhãs de terça e quarta-feira, dias 11 e 12, durante a III Semana de Integração garantem que sim.

A atividade, proposta em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, a qual o planetário pertence, recebeu centenas de estudantes de diversas escolas, tanto da educação infantil quanto ensino fundamental. Entre as escolas contempladas, a Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto que funciona no período da manhã dentro das dependências do Campus São João del-Rei do IF Sudeste.

O Planetário convida os participantes a uma viagem em imagens e sons pelo nosso sistema solar, além de orientar sobre a nomenclatura e reconhecimento das principais constelações. Muitos destes conjuntos de estrelas podemos admirar a olho nu, em especial nos pontos menos iluminados da cidade ou nas áreas rurais. Informações sobre temperaturas, distâncias, dimensões dos planetas e luas e sua constituição física (planetas rochosos e gasosos, por exemplo) são apresentados de forma lúdica aos visitantes.

Para Celso Reis Gomes, professor de Literatura do 6º e  9º ano da Escola Damiano Fuzatto, oportunidades como essa para os alunos é importante. “Esse contato com outras fontes de informação amplia os conhecimentos dos alunos para além de sua realidade”, ressalta. Kaylana Bonifácio Silva, aluna do 9º ano garante que a experiência valeu a pena. “ Foram ótimas as informações do planetário e com isso melhoramos nosso desenvolvimento com a ciência e é bem mais divertido que em sala de aula”, brinca a aluna.

Além do planetário os alunos conferiram a exposição dos stands do Centro de Estudos em Linguagens e Letramento (CELL) e dos apoiadores da III Semana da Integração: Wizard e Marluvas.

Outras atividades que tiveram a participação dos alunos da Damiano Fuzatto foi a peça de teatro “Doutor Falador”, no dia 11 pela manhã. A peça leva diversão e lições de parceria, colaboração e cuidados com a saúde às crianças de forma divertida e com a participação da plateia. Ambas ocorreram no Anfiteatro do Prédio 02 do campus.

Já os alunos do ensino médio e fundamental Escola Estadual Professor Iago Pimentel conferiram, no dia 12, duas sessões do projeto “Cineclube” do Centro de Estudos em Linguagens e Letramento (CELL) da Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação ( DEPPG). Para o público jovem, foi exibido o filme “O menino de pijama listrado” seguida da discussão a respeito de preconceitos e perseguições devido a raça e religião. Já para o público infantil, viajou no tempo e em passagens marcantes da história na máquina do tempo do personagem  Peabody em “ As aventuras de Peabody e Sherman”.

Alunos conferem stand da Marluvas antes de entrarem para planetário
Alunos participam de discussão após sessão do cineclube
Alunos no 9º ano da Damiano Fuzatto participam de projeção dentro do planetário
Alunos da Escola Municipal Luzia Ferreira de Santa Cruz de Minas saindo da sessão do Planetário