Semana de Integração 2018 reúne comunidade interna e externa em atividades para todos os públicos

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei está realizando a III Semana de Integração. O evento promove ações culturais, artísticas e acadêmicas com o intuito de proporcionar um processo educativo completo por meio da integração entre alunos, colaboradores do IF e toda a comunidade sanjoanense.

No dia de abertura, segunda-feira (10), oficinas e minicursos abordaram temas diversos como cuidado com a saúde e criação de circuitos eletrônicos. A estudante de pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Juliana Teixeira Vale, se inscreveu em “Robótica de Lego” e elogiou a Semana. “Já fiz oficinas em outras Semanas de Integração, e é sempre muito bom. Esse ano me inscrevi para ter uma oportunidade de aprender e entender um conteúdo que não tenho em minha grade curricular, mas que vai ser ótimo para minha formação”.

Um dos participantes, o estudante do curso de Tecnologia da Informação do IF, João Dornelas, falou sobre a experiência de ministrar uma oficina. “Estamos aqui agregando muito para o nosso conhecimento. É uma oportunidade de colocar em prática os aprendizados que a gente vê em sala de aula. Além disso, vamos mostrar que a robótica é muito divertida ao longo desses três dias”.

No mesmo horário em que Juliana Vale estudava sobre robótica, a funcionária pública, Janete Helena, aprendia como organizar um evento na oficina ministrada pelo estudante de jornalismo da UFSJ e publicitário, Arthur Raposo Gomes. Para Janete, as expectativas foram superadas: “estou começando em um novo setor, e saber mais sobre organização de eventos me traz um traquejo para essa minha nova função. Eu acho interessante essa abertura à comunidade. Mesmo não sendo discente eu pude participar e foi muito válido e muito produtivo”.

Arthur Gomes comentou que a oportunidade de participar como oficineiro é um diferencial para o currículo. “Tivemos uma participação da comunidade muito bacana e acredito que conseguimos cumprir o objetivo de ministrar o conteúdo. Já que estou falando sobre como organizar o evento, acredito que a Semana de Integração sirva de exemplo até mesmo para outras instituições”, comenta Artur.

A comunidade ainda poderá participar de atividades da III Semana de Integração nesta terça-feira dia 11 e amanhã, dia 12 de setembro. Para as oficinas e minicursos em que as vagas não estão esgotadas é possível fazer inscrição na hora. Os interessados podem conferir a programação no site oficial do Campus.

Semana de Integração 2018