Fóruns acadêmicos e Jornada de Letras movimentam IF Sudeste- Campus SJDR

A última semana do mês de agosto foi agitada para os alunos do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei. Entre os dias 23 e 28 de agosto, o Campus promoveu o VI Fórum de Educação, VI Fórum de Informática e Gestão e a III Jornada de Letras.

A III Jornada de Letras ocorreu concomitante ao VI Fórum de Educação e teve sua abertura oficial na noite do dia 23 de agosto. O evento, cuja temática era "gênero e violência”, abordou questões de utilidade pública, como a violência doméstica e a natureza de discursos perigosos para o convívio em sociedade.

Para a palestra de abertura, o Anfiteatro do Prédio 02, recebeu a professora pós-doutora Dylia Lysardo-Dias. Dylia é professora associada IV da Universidade Federal de São João Del-Rei, onde atua na linha Discurso e Representações Sociais do Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura. É vice-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Teoria Literária e Crítica da Cultura da UFSJ, desde julho de 2017. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Analise do Discurso, desenvolvendo pesquisas sobre o discurso da mídia, estereótipos e representações sociais e narrativas (auto)biográficas. Atualmente, dedica-se ao projeto de pesquisa intitulado “Insulto, violência verbal e militantismo linguístico”, cujo abordagem está profundamente ligado ao tema da Jornada de 2018.

Estiveram presentes no evento discentes e docentes do Campus, assim como público externo, profissionais ligados às áreas de letras, educação e afins. Além da palestra de abertura, o público pode conferir, no dia 24, a apresentação de diversos trabalhos acadêmicos sobre a temática “Gênero e violência”, promovendo assim o encontro entre saberes de diferentes pesquisas que estão sendo desenvolvidas nesta área.

Já no dia 27 de agosto, foi a vez da abertura do VI Fórum de Informática e Gestão. O Campus SJDR recebeu a palestra “Como montar uma empresa nas redes sociais” com Luan Lucas Bonadie e a mesa redonda “ A importância do IF na formação do Egresso” com a participação de ex-alunos e docentes da instituição. Lucas é publicitário com ênfase em redes sociais e proprietário da agência EuFacoPublicidade.com.br em São João del Rei.

Como forma de entretenimento, os convidados conferiram ainda a apresentação do coral do Campus São João del Rei. A regência foi da maestria de Raquel Petrusanis Said. Já no dia 28, o público conferiu a apresentação de trabalhos acadêmicos da área.

Alunos compareceram em massa para as atividades do VI Fórum de Informática e Gestão
Alunos de Letras e pós-graduação em Didática e trabalho Docente, participaram das atividades
Apresentação do Coral do IF
Mesa de abertura contou com participação de palestrante Luan Lucas Bonadie