Imprimir

Fóruns acadêmicos e Jornada de Letras movimentam IF Sudeste- Campus SJDR

Fóruns acadêmicos e Jornada de Letras movimentam IF Sudeste- Campus SJDR

A última semana do mês de agosto foi agitada para os alunos do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei. Entre os dias 23 e 28 de agosto, o Campus promoveu o VI Fórum de Educação, VI Fórum de Informática e Gestão e a III Jornada de Letras.

A III Jornada de Letras ocorreu concomitante ao VI Fórum de Educação e teve sua abertura oficial na noite do dia 23 de agosto. O evento, cuja temática era "gênero e violência”, abordou questões de utilidade pública, como a violência doméstica e a natureza de discursos perigosos para o convívio em sociedade.

Para a palestra de abertura, o Anfiteatro do Prédio 02, recebeu a professora pós-doutora Dylia Lysardo-Dias. Dylia é professora associada IV da Universidade Federal de São João Del-Rei, onde atua na linha Discurso e Representações Sociais do Mestrado em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura. É vice-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Teoria Literária e Crítica da Cultura da UFSJ, desde julho de 2017. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Analise do Discurso, desenvolvendo pesquisas sobre o discurso da mídia, estereótipos e representações sociais e narrativas (auto)biográficas. Atualmente, dedica-se ao projeto de pesquisa intitulado “Insulto, violência verbal e militantismo linguístico”, cujo abordagem está profundamente ligado ao tema da Jornada de 2018.

Estiveram presentes no evento discentes e docentes do Campus, assim como público externo, profissionais ligados às áreas de letras, educação e afins. Além da palestra de abertura, o público pode conferir, no dia 24, a apresentação de diversos trabalhos acadêmicos sobre a temática “Gênero e violência”, promovendo assim o encontro entre saberes de diferentes pesquisas que estão sendo desenvolvidas nesta área.

Já no dia 27 de agosto, foi a vez da abertura do VI Fórum de Informática e Gestão. O Campus SJDR recebeu a palestra “Como montar uma empresa nas redes sociais” com Luan Lucas Bonadie e a mesa redonda “ A importância do IF na formação do Egresso” com a participação de ex-alunos e docentes da instituição. Lucas é publicitário com ênfase em redes sociais e proprietário da agência EuFacoPublicidade.com.br em São João del Rei.

Como forma de entretenimento, os convidados conferiram ainda a apresentação do coral do Campus São João del Rei. A regência foi da maestria de Raquel Petrusanis Said. Já no dia 28, o público conferiu a apresentação de trabalhos acadêmicos da área.

Alunos compareceram em massa para as atividades do VI Fórum de Informática e Gestão
Alunos de Letras e pós-graduação em Didática e trabalho Docente, participaram das atividades
Apresentação do Coral do IF
Mesa de abertura contou com participação de palestrante Luan Lucas Bonadie
Professora Dylia fala na abertura da III Jornada de Letras e VI Fórum de Educação
Mesa redonda sobre a formação do egresso do IF Sudeste- Campus SJDR