Processo Seletivo 2019: Número de pedidos de isenção ultrapassa 5 mil

Processo Seletivo para o primeiro semestre de 2019 está aberto e já vem batendo recordes. O número de candidatos que pediram a isenção da taxa de inscrição foi o maior da história do IF Sudeste MG. Este número vem crescendo em larga escala. Em 2015, foram 1843 pedidos; em 2016, 3439 candidatos solicitaram a gratuidade da taxa, e, no Processo Seletivo para o primeiro semestre de 2019, o número de pedidos chegou a 5007. Nos últimos 4 anos, portanto, o crescimento foi de 270%.

Segundo a presidente da Copese, Eliane Loschi,  "o expressivo número de pedidos de isenção demonstra que a divulgação do Instituto está alcançando cada vez mais candidatos e possibilitando aos que não teriam como arcar com a inscrição, a oportunidade de participar do processo seletivo para ingressar no IF Sudeste MG,  que oferece educação pública, gratuita e de qualidade. A expectativa é que o número de inscrições também cresça."

As inscrições para o Processo Seletivo do IF Sudeste MG começam hoje, 4 de setembro, e vão até 8 de outubro. O Instituto abre vagas para cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação nas unidades de Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. A relação completa de cursos por campi pode ser consultada nos editais, disponíveis no site da Copese.

As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de novembro. Para se inscrever, basta entrar no site da Copese e acessar a Área do Candidato. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 9 de outubro, apenas por quem não conseguiu a isenção. Para os alunos isentos, a guia será emitida sem valor. É importante ressaltar que mesmo os candidatos contemplados com a isenção precisam se inscrever.

Em São João del-Rei

No IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, os números de isenção também foram recorde. No Processo Seletivo 2019.1, foram recebidas 354 pedidos de isenção, 48 a mais que em 2017. O resultado final com as inscrições homologadas foi divulgado no último dia 03 de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação-Reitoria/ CCOM Campus SJDR