Divulgada inscrição para isenção de taxa no Processo Seletivo 2019.1

Campus São João del-Rei antecipa lista de cursos aprovadas para o próximo ano totalizando 390 vagas

Começa nesta segunda-feira, 06 de agosto e segue até o dia 17 o prazo para os candidatos que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2019.1 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). O aluno interessado poderá acessar o edital com as informações no link: https://copese.ifsudestemg.edu.br.

A isenção de taxa são para alunos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou instituição filantrópica (para quem concorrer aos cursos Técnicos nas modalidades Integrada e Concomitante) ou todas as séries do ensino médio completo (no caso dos alunos que concorrem aos cursos Técnicos Subsequentes, cursos de Graduação e cursos de Pós-graduação). Para ter direito à gratuidade os alunos deverão comprovar que se enquadram nesse perfil.

Antes de solicitar a gratuidade de sua inscrição, o candidato precisa ler atentamente o edital disponível no site e enviar por correio ou entregar pessoalmente em uma das unidades participantes da seleção o formulário de requisição (à disposição também nas secretarias) preenchido e assinado, acompanhado dos documentos exigidos. Se preferir, o candidato pode enviar esses documentos pelos correios com postagem até a data limite, 17 de agosto.

Os endereços dos campi e a relação de documentos necessários para realização do pedido de Isenção da Taxa de Inscrição para o Processo Seletivo 2019.1 são encontrados no edital. O resultado provisório do deferimento ou indeferimento será divulgado no dia 24 de agosto no site da Copese. O candidato indeferido pode recorrer nos dias 27 e 28 de agosto. O resultado definitivo será divulgado no dia 03 de setembro.

Vale lembrar que, no momento em que pede a isenção, o candidato não precisa registrar a escolha do curso. Ele deverá fazer sua inscrição normalmente no período de 04 de setembro a 08 de outubro. O edital do Processo Seletivo contendo a relação completa das vagas e dos cursos, será publicado a partir de 30 de agosto no site da COPESE, http://copese.ifsudestemg.edu.br . Serão ofertados cursos nos Campus Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.

Vagas e cursos em São João del-Rei

Ainda que o edital oficial só seja divulgado no dia 30 de agosto, a Direção de Ensino do Campus São João del-Rei já definiu as vagas que serão ofertadas para o início de 2019. Serão, ao todo, 390 vagas já confirmadas, com a possibilidade de ampliação com a abertura de um novo curso de pós-graduação.

As 390 vagas já confirmadas estão distribuídas entre cursos técnicos concomitante (pode ser feito ao mesmo tempo que o 3º ano do Ensino Médio) e subsequentes ( para aqueles que já concluíram o Ensino Médio), superiores ( cursos de graduação) e uma Pós-graduação.

Confira abaixo a tabela completa de cursos:

Nº de Vagas

1 ano

(380 horas)

Total de vagas disponíveis

*O número total de vagas está subdivido em 20 (Processo Seletivo) e 20 (SiSu) por meio da nota do Enem

390 vagas