Mindfulness é tema de apresentação em Congresso Internacional

No dia 21 de junho, o professor Alex Mourão Terzi apresentou comunicação oral sobre promoção do bem estar por meio de um programa de Mindfulness voltado para educadores. A pesquisa fez parte do 5º Congresso Internacional de Mindfulness, na cidade de Zaragoza (Espanha).

O trabalho foi desenvolvido dentro de um programa chamado MBHP-Educa, uma equipe interdisciplinar, da qual o professor Alex faz parte. De forma mais específica, a discussão suscitada pelo professor trata de possíveis interlocuções entre práticas meditativas, formação docente e a teoria de Paulo Freire.

Alex Mourão Terzi concluiu seu pós-doutorado vinculado ao Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX), do IF Sudeste MG, Campus São João del-Rei. Atualmente ele atua como coordenador de um projeto de extensão que leva práticas meditativas aos professores da Escola Estadual Iago Pimentel, contando com alunos bolsistas e voluntários do nosso Campus e da UFSJ.

Como desdobramento do trabalho que resultou na participação do Congresso em Zaragoza, no próximo semestre, será iniciado um projeto no Campus. Aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e pela Coordenação Assistência ao Servidor (CAS), será um programa de práticas meditativas para a qualidade de vida dos servidores.

Bolsistas dos projetos PIAEX/PsicoEducar
Com Jon Kabat-Zinn