Reunião entre representantes do campus e NETEC/UFSJ indica ações futuras voltadas para empreendedorismo e start-ups

No dia 20 de junho reuniram-se nas instalações do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação tecnológica (NETEC/UFSJ), coordenadores dos cursos de gestão e informática do Campus SJDR e a equipe do NETEC.

Estiveram presentes os coordenadores dos cursos: Técnico em Informática, Técnico em Administração, Gestão da Tecnologia da Informação, e Logística, respectivamente, professoras Carla Gouveia, Elke Teixeira, Teresinha Magalhães, e os professores, André Machado, Celso Souza e Leandro Barros, coordenador do NIG.

A reunião tinha como objetivo a aproximação efetiva entre os cursos do campus e o NETEC, visando o desenvolvimento de ações empreendedoras e estabelecimento de ações de estágio para os alunos.

Segundo o coordenador do NIG, prof. Leandro Barros, abre-se a possibilidade para nossas disciplinas "fomentarem uma cultura de empreendedorismo e inovação junto aos alunos". Complementa dizendo que a possibilidade de participação em atividades como o "Empreenda. Em ação!" é um incentivo aos cursos e alunos. A coordenadora do curso técnico de Informática, profa. Carla Gouvea, concorda, "a parceria motivará os alunos na busca de um aprendizado significativo, um crescimento pessoal ao lidar com as adversidades que surgirão, e profissional na busca do conhecimento para suplantar tais adversidades".

Desta reunião deliberou-se pela divulgação entre os alunos da possibilidade de estágio no NETEC/INDETEC/UFSJ, bem como pela estruturação da participação de nosso campus no programa "Empreenda. Em ação!". Tendo sido acordado, inicialmente, que o campus participará do evento junto com a UFSJ por meio de uma seletiva local com 03 projetos selecionados entre as disciplinas relacionadas ao evento.

Para o Diretor Geral, prof. Ataualpa Oliveira, ações como esta "favorecem o desenvolvimento dos cursos, impulsionando ações práticas e vivenciais dos nossos alunos, o que é um grande diferencial no percurso de formação". O prof. Darlinton, coordenador NETEC, coloca que espera "consolidar ambientes para promoção da cultura empreendedora, bem como oportunidades para articulação de novas parcerias entre as instituições, bem como com a sociedade de forma geral".
NETEC