29ª edição do Prêmio Jovem Cientista recebe inscrições até final de julho e premiará em dinheiro

Você tem um projeto de pesquisa interessante? A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista pode premiar sua ideia, seja você estudante do ensino médio, ou do superior ou até mesmo mestre/doutor. O concurso é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério de Ciência e Tecnologia, Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil. Para participar, basta acessar o site www.jovemcientista.cnpq.br, as inscrições vão até às 18h do dia 31 de julho de 2018.

O tema da 29ª edição é "Inovações para a conservação da natureza e transformação social". No site oficial, temos a explicação da escolha deste tema: “a busca por inovação na conservação dos nossos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço da sociedade pavimentará a construção do futuro do país”.

O Prêmio

Instituído em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o prêmio apresenta, a cada edição, um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, que atenda às políticas públicas e seja de relevância para a sociedade brasileira.

Conheça as linhas de pesquisa

Na 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

1          Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas
2          Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano
3          Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais
4          Incentivos econômicos para a conservação e o uso sustentável da natureza
5          Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza
6          Inovações para a inclusão digital da sociedade brasileira
7          O papel da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos na adaptação às Mudanças do Clima
8          Práticas inovadoras em educação, comunicação e divulgação sobre biodiversidade
9          Produção e consumo ambientalmente sustentáveis
10        Tecnologias digitais para transformação social
11        Tecnologias para incentivar a prática de economia colaborativa e sustentável.

Já na categoria Ensino Médio, poderão ser inscritos trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa:

1          Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas
2          Empreendedorismo e soluções locais para a conservação e o uso sustentável da natureza
3          Inovações para a conservação da natureza e o uso sustentável no ambiente escolar
4          Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza
5          Tecnologias digitais para a conservação da natureza