Curso para agente comunitário de saúde acontece em parceria com Campus SJDR

Entre os dias 04 e 14 de maio, aconteceu a 2ª Edição do Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A capacitação é uma parceira estabelecida entre a Prefeitura Municipal de São João del Rei, via Secretaria Municipal de Saúde e o IF Sudeste MG – Campus São João del Rei.O curso aconteceu em 10 encontros que trabalharam diversos temas como Conceito ampliado de saúde, História da Saúde Pública Brasileira, O trabalho do ACS, O SUS: Princípios e Diretrizes, A Estratégia de Saúde da Família, Composição da Rede SUS em São João del-Rei entre outros.

Para ministrar as aulas, as professoras do Curso Técnico em Enfermagem IF Sudeste MG – Campus SJDR, Suzana Vale Rodrigues, Lilian do Nascimento, Andréia Andrade dos Santos e Eva Vilma Muniz de Oliveira, utilizaram a metodologia ativa como ferramenta condutora das ações com os alunos, realizando confecção de maquetes, dinâmicas facilitadoras, apresentação grupal, além da criação de um espaço para debates, dúvidas, escuta e troca de experiências.

O trabalho objetiva o crescimento profissional, aprimorando o desempenho de suas funções na Atenção Primária, como descreve a Profa. Suzana: “O agente comunitário de saúde constitui o elo entre a comunidade e a Unidade de Estratégia de Saúde da Família e, por isso, o desempenho de suas ações influencia diretamente no trabalho da equipe e no vínculo com o serviço de saúde. Contribuir para a formação destes profissionais representa uma grande responsabilidade.”  Reforça ainda a Profa. Andréia que além desse objetivo primordial do curso, pode-se perceber outras propostas como: “proporcionar uma visão sistêmica e integral do indivíduo, gerando impactos positivos na qualidade do trabalho desenvolvido por eles, melhorando assim a situação de saúde da população adscrita”.

Nesta edição contou-se com a presença de 20 alunos, distribuídos entre as Equipes de Matozinhos, Colônia do Marçal - 902 e Colônia do Marçal - 901, contando não somente com a participação dos ACS, mas também com duas (2) técnicas em enfermagem e dois (2) enfermeiros, compondo o trabalho em equipe na Atenção Básica.

A proposta de utilizar metodologias ativas traz uma perspectiva facilitadora de aproximação com os conceitos aprendidos, sendo reforçado pela Profa. Lilian: “A construção dos conceitos e reflexões sobre os conteúdos que trabalhamos no curso, como processo saúde e doença, determinantes e o próprio processo de trabalho do Agente Comunitário é feita junto a eles, partindo de uma construção deles, de seu quotidiano de trabalho, ele é o protagonista deste processo”.Além de se fazer aproximar a Equipe de Saúde da Família da realidade a ser enfrentada diariamente, como ressalta a Profa. Eva: “A proposta desse curso aprimora os conhecimentos e proporciona trocas de experiências diretamente relacionadas à proposta da Atenção Básica, nesse sentido, o ACS possui um papel primordial a ser desempenhado na comunidade, pois, além de ser o seu porta-voz realiza também medidas de prevenção, proteção e promoção à saúde”.

A aluna Letícia Palluna da Silva destaca a importância de se realizar este curso antes de iniciar as atividades de Saúde da Família com a população: “Foi bastante satisfatório, os professores foram competentes, muita coisa aprendi no curso que me ajudou muito na prática”.

IMG-20180528-WA0028.jpg