Imprimir

Programa de práticas meditativas será oferecido para colaboradores do Campus

Programa de práticas meditativas será oferecido para colaboradores do Campus

Como ação do projeto de extensão Práticas Meditativas (Mindfulness) Para a Qualidade de Vida no Campus São João del-Rei, registrado na Pró-reitoria de Extensão (ProEx) e na Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS), o professor Alex Mourão Terzi (Núcleo de Educação) e a psicóloga Roselne Santarosa oferecerão um programa de práticas meditativas para os colaboradores do Campus, a partir do segundo semestre, sendo realizado dentro da jornada de trabalho (como forma de incentivar a participação).

Ainda sem tradução para o português, Mindfulness é uma palavra de língua inglesa que designa “atenção plena”, “consciência plena” ou “estar atento”. O termo ainda se relaciona ao cultivo de estados mentais positivos, tais como compaixão, empatia e altruísmo.

As pesquisas sobre meditação têm sugerido uma série de benefícios promovidos por sua prática, dentre os quais podem ser destacados: melhora da memória; redução de estilos cognitivos desadaptativos, como ruminação e preocupação; autorregulação emocional; melhora na qualidade de vida, redução de estresse e de ansiedade e, consequentemente, maior bem-estar. O objetivo do projeto é compartilhar com os participantes práticas e habilidades que promovam esses benefícios.

O programa de meditação terá como principal público-alvo: servidores (aposentados ou não), estagiários e trabalhadores terceirizados do Campus São João del-Rei. Se houver vagas remanescentes, elas poderão ser preenchidas por alunos interessados. Para que todos tenham acesso a informações sobre o projeto, o Prof. Alex ministrará uma palestra, na III Semana de Integração, no dia 29 de maio (terça-feira), de 15h30 às 17h, no Anfiteatro do Câmpus.

As inscrições para a palestra podem ser feitas pelo link:

https://www.even3.com.br/3semanaintegracao