Diretor do campus participa de reunião do Programa Aliança Estratégica do território Vertentes e Zona da Mata

No dia 18 de maio de 2018, no Anfiteatro do Campus Santo Antônio da UFSJ ocorreu a 2a reunião do  Programa Aliança Estratégica do território Vertentes e Zona da Mata

O Programa Aliança Estratégica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) integra o Programa Minas Inova, cujo objetivo é levar diferentes incentivos à inovação para o interior do estado de Minas Gerais. Desta forma, busca-se promover ações de desenvolvimento econômico, social e sustentável no estado, por meio da criação de conexões entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a sociedade mineira, bem como por outros agentes do setor público e do setor produtivo.

Na 1ª reunião do programa Aliança Estratégica da SEDECTES-MG, territórios da Mata e Vertentes, realizada no dia 28 de fevereiro de 2018 na Universidade Federal de Juiz de Federal (UFJF), foi definida a composição do Grupo Gestor do programa em tais regiões com a presença das seguintes entidades: Sebrae, Fadepe, Secretarias Executivas, Epamig, Sedectes, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), UFJF, IF Sudeste, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Prefeitura de Juiz de Fora, Emater, Embrapa, dentre outras.

Desta forma, a partir do convite dos organizadores, o Diretor do Campus, prof. Ataualpa Oliveira, o Pró-reitor de Extensão, Prof. Valdir e representantes do Campus Rio Pomba e Santos Dumont, participaram da atividade que foi realizada em São João Del-Rei.

Os eixos temáticos para formatação de projetos que subsidiarão as políticas de desenvolvimento para os territórios destacados foram: Bovinocultura e Turismo Rural, Complexo Econômico Industrial da Saúde, Sustentabilidade e Resíduos: Agricultura Familiar e Compras Públicas, Energia, TIC’s e Cidades Inteligentes e Empreendedorismo Tecnológico.

Nesta reunião, buscou-se articular parcerias com as entidades regionais apresentando suas demandas e a comunidade acadêmica apresentando projetos e resultados de pesquisa para serem transferidos e aplicados na comunidade. Neste sentido, busca-se formar alianças estratégicas que poderão receber linhas exclusivas de fomento.

Como encaminhamentos desta reunião serão realizadas ações para inclusão do Campus São João del-Rei, no projeto da Associação Comercial e Industrial de SJDR - Clube do Empreendedor. Além de conversas para aproximação efetiva entre o campus e a Indetec/UFSJ.

20180518_115504[1].jpg
20180518_120944[1].jpg