IV SESEPT discute Ciência, Tecnologia e Gênero

Na última terça-feira, 08 de maio, o IF Sudeste MG Campus São João del-Rei recepcionou mais um Seminário Sanjoanense de Educação Profissional e Tecnológica (IV SESEPT). Em sua quarta edição, o evento aconteceu às 16 horas no anfiteatro localizado no prédio II do Campus. Este seminário direcionou-se, especialmente, aos professores, alunos do curso de Letras e da Especialização em Didática e Trabalho Docente da Instituição.

O tema do IV SESEPT foi "Ciência, Tecnologia e Gênero". Foram abordadas ações de ensino, pesquisa e extensão que se voltam ao combate da desigualdade sexual no trabalho e, em particular, no trabalho científico e tecnológico. Para tanto, o diálogo sobre o tema aconteceu por meio de uma mesa redonda composta pelas professoras Raquel Quirino, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Kelly Dozinel, da Universidade Federal de São João del-Rei  (UFSJ) e pela servidora do nosso Campus, Rafaela Kelsen Dias.

A proposta do SESEPT é atuar como atividade pontual de formação continuada para os docentes do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei. Um dos objetivos é proporcionar ao público-alvo a oportunidade de refletir sobre as especificidades e possibilidades socioeducacionais da educação profissional e tecnológica.

Segundo a servidora Rafaela Kelsen Dias, “o balanço geral do evento foi bastante satisfatório. Com uma linguagem clara e rica em termos de dados, as palestrantes Raquel Quirino e Kelly Dozinel conseguiram evidenciar aos presentes a realidade de desigualdade sexual que ainda assombra o campo das ciências e da tecnologia”, explica. Rafaela também destaca que esse tipo de diálogo é importante para mudar a realidade dos futuros profissionais da área. “As falas expostas serviram de incentivo aos educadores presentes, para que promovam um ensino não só atento às discriminações, mas também promotor do potencial de mulheres e homens nas ciências” conclui.

IV SESEPT