Alunos de Enfermagem e Especialização fazem aula de Reanimação Neonatal

Na noite do dia 04 de maio, os alunos do 3º período do Curso Técnico em Enfermagem e da Especialização Técnica do Trabalho participaram de uma Aula de Capacitação em Reanimação Neonatal no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei. A atividade foi ministrada pelos profissionais atuantes na UTI Neonatal na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, sendo eles, a Profa. Dra. Márcia Reimol deAndrade (UFSJ/SMP), a Coordenadora de Enfermagem Marcela de Carvalho Taques, a Fisioterapeuta  Jane Aparecida Rodrigues Vale e o aluno de Medicina Gabriel dos Santos Pereira.

O objetivo da aula foi ampliar e favorecer o contato dos alunos com técnicas empregadas no cotidiano hospitalar trazendo a realidade vivenciada pela Equipe nos cuidados direcionados ao Recém Nascido que necessita de Reanimação. A capacitação contou com aula teórica e aula prática com a participação dos alunos, além de um momento para dúvidas e questionamentos.

A Instrutora do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria, a professora e pediatra Dra. Márcia, destacou esta atividade “como uma oportunidade de ação interdisciplinar e de interação entre a Universidade e o Instituto com ganhos reais para os alunos e para a comunidade”. Já a Coordenadora de Enfermagem da UTI Neonatal da Santa Casa, Marcela de Carvalho Taques, destaca que esta iniciativa de promover  a atividade em conjunto fortalece “o conhecimento técnico cientifico, além de ser de extrema importância para o crescimento profissional”.

Para o acadêmico de medicina do 9º período, Gabriel, essa experiência de interação entre Universidade Federal de São João del-Rei e IF proporcionou, “a exploração da parte teórica e da prática, trazendo ganhos significativos para os alunos”. A aluna Emiliana Aparecida S. Silva, estudante do 3º período do Técnico em Enfermagem, ressalta esta capacitação como “muito enriquecedora, sendo ministrada por profissionais de maneira objetiva e de fácil entendimento”.

Portanto, a Profa. Eva Oliveira destaca que, ações desta natureza “além de atualizar os conhecimentos, favorecem a proximidade dos alunos com o mercado de trabalho”.

IMG-20180504-WA0052[1].jpg
IMG-20180504-WA0056[1].jpg