Corrida Unificada reune UFSJ, Uniptan e IF Sudeste MG em mega evento esportivo

Neste domingo, 22 de abril, os atletas de São João del-Rei e região colocaram à prova suas habilidades disputando a primeira Corrida Unificada, evento de grande porte que reuniu, em sua organização, as três maiores instituições de ensino da cidade: a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o Uniptan e o IF Sudeste MG. Essa parceria resultou em uma corrida com 15 entidades parceiras e mais de 250 colaboradores. Foram dois trajetos para os adultos, 5 e 10km, além da “corridinha” infantil. Os alunos do curso Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG prestaram serviços de saúde; os outros cursos do Campus SJDR estiveram representados por voluntários que atuaram na logística da Corrida.

Segundo Ivan Vasconcelos Figueiredo, Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, o resultado positivo do evento se justifica por todo o trabalho que foi feito, ao longo de um ano, até que o dia 22 de abril chegasse. “Ano passado, após uma reunião de balanço, nós percebemos que daria para aumentar a capacidade operacional da Corrida. Foi quando fizemos o convite ao Uniptan e ao IF Sudeste MG para serem organizadores também, não apenas como apoio”, explica. Segundo o pró-reitor, a colaboração das três entidades foi fundamental. “Foi um grande sucesso, sem a participação do IF Sudeste MG e do Uniptan a gente não teria realizado com essa estrutura”, destaca.

Para Rubens Bagni Torres, educador físico e representante do Uniptan na organização do evento, antecipar as dificuldades e propor soluções foi uma das estratégias para que tudo desse certo. “A preparação começou desde o ano passado. Tivemos que fazer uma boa distribuição das tarefas, pois organizar um evento dessa magnitude não é fácil”. O professor de educação física ressalta ainda a gratuidade do evento, como um fator incentivador do desporto. “É um corrida gratuita, o que possibilita a participação de todos, sem perder em qualidade: teve kit para o atleta, medalha, camisa e toda estrutura de um evento que já é profissional”, aponta.

De acordo com Janaina Faria Cardoso Maia, coordenadora de Extensão do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei, a experiência do IF com a Corrida Noturna foi importante para a realização da Corrida Unificada. Além disso, Janaina Maia retoma a relevância da parceria feita, como “união de forças”, referindo-se à boa relação entre as três instituições. “Estamos felizes com o resultado, pois vimos as pessoas que participaram felizes também”, avalia Janaina.

Atletas de todos os níveis

O campeão do trajeto de 5km, Luciano Augusto Moreira Peixoto, fez o trajeto em pouco mais do que dezesseis minutos. Para ele, a Corrida Unificada contou com um nível muito bom de atletas, o que fez com que fosse um percurso disputado. Quando perguntado sobre seus preparativos, ele é direto: “treinos diários, seguir as dicas da equipe e boa alimentação”. “Sou daqui, mas moro em São Paulo. Apesar da distância, a Elite Academia, minha equipe, está sempre ajudando a gente. Em feriados, e sempre que é possível, eu volto pra disputar aqui”, afirma Luciano, que correu junto a 30 outros atletas da mesma equipe.

A Corrida Unificada contou com atletas estreantes também, como é o caso da aluna do 3º período de Tecnologia em Logística do IF Sudeste MG – Campus SJDR, Renata de Souza Barcelos. Empolgada com sua participação no trajeto de 5km, e de sorriso no rosto e medalha no peito, Renata disse ter sido um trajeto difícil. “Foi a primeira vez que eu corri, achei difícil, mas adorei a experiência”, conta. Para enfrentar essa tarefa árdua, o melhor é não estar sozinha: “trouxe minha professora de natação e duas amigas”, conta Renata.

Outras informações sobre a Corrida Unificada no site oficial:

alunos do curso Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG - Campus SJDR
Corrida Unificada 2018