Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos assistem a palestra internacional com Diretora de Recursos Humanos da MOG Technologies

No último dia 21, os alunos do 3° período do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com Paula Rocha, Diretora de Recursos Humanos na MOG Technologies, com sede na região Porto, Portugal. A palestra foi disponibilizada pelo IPP e exibida aos alunos do campus utilizando os recursos audio-visuais disponíveis na Instituição. Na sequência desta parceria,  professores do Campus SJDR  ou profissionais parceiros também serão convidados a realizar uma palestra que será disponibilizada ao IPP.

A atividade é fruto da parceria entre as Instituições e, principalmente, entre os Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do IF Sudeste MG - Campus São João Del Rei e o curso de Licenciatura em Recursos Humanos do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Desde o ano de 2016 o IF Sudeste MG e o IPP estabeleceram uma parceria para colaboração internacional. Especificamente, com o Campus SJDR, a parceria se efetivou com o Programa de Mobilidade Internacional, por meio do qual dois alunos dos cursos superiores de  Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) e Gestão de Recursos Humanos (GRH) realizaram intercâmbio na cidade do Porto, em Portugal. A partir desta ação, a relação entre as entidades tem se firmado cada vez mais.

No caso do curso de GRH, as entidades mantém contato constante por meios meio de seus professores e coordenadores, com intuito de viabilizar outras ações, para além do intercâmbio de alunos. Para a coordenadora Sâmara Lima, “o intercâmbio realizado foi muito proveitoso para o estudante intercambista e também para o Curso de GRH, uma vez que permitiu conhecer a realidade de um curso já consagrado, sendo possível nos inspirar iniciativas de sucesso apresentadas por eles e que se enquadram também em nosso contexto educacional, cultural e social”.

Para além disso, com a continuidade dos trabalhos por videoconferência, “estamos vivenciando também a oportunidade de compartilhar com eles nossos conhecimentos experiências de sucesso”, complementa a coordenadora. Assim, espera-se que a parceria em questão se fortaleça através da ida de outros estudantes, bem como realização de diversas atividades à distância e vislumbramos também recebê-los em nosso país e instituição assim que possível.

Para a profa. Ana Cláudia Rodrigues, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Recursos Humanos - IPP, esta ação “é uma oportunidade de não só partilhar experiências e boas práticas, providenciando a melhor preparação para o mercado de trabalho, mas também oferecer outro tipo de experiências internacionais a todos os estudantes, mesmo sem sair do seu país”, comenta.

O Assessor de Relações Internacionais do IF Sudeste MG, Prof. Daniel de Oliveira, destaca que a parceria com o IPP é estratégica para as duas instituições. “A nossa cooperação com o IP-Porto, iniciada em 2016, no âmbito do projeto IF Sudeste MG INTERNACIONAL, é fundamental para o reforço das iniciativas de ensino, de pesquisa e inovação, de extensão das duas instituições, pois fortalecem as políticas de internacionalização das entidades nas dimensões de mobilidade de alunos, de intercâmbio de conhecimento e do eixo de ecossistemas de inovação”, enfatiza o gestor.

Ademais, o Assessor confirma que é de interesse do IF Sudeste MG continuar cooperando com a instituição portuguesa, porquanto há muitos objetivos comuns no processo de internacionalização. “Em outubro de 2017, durante o evento Reditec, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, encontramos com o núcleo de desenvolvimento de tecnologias assistivas do IPP, e percebemos que as nossas aspirações em termos de inclusão e de formação de cidadania global se complementam. E a internacionalização é imperativa e inescapável na busca desses objetivos em comum”, comenta o Professor.