Reformas promovem melhorias no Campus

Visando o bem-estar e um melhor acolhimento de todos os alunos, o IF Sudeste MG Campus São João del-Rei passou por diversas mudanças estruturais no início desse ano. Entre 02 de janeiro e 31 de janeiro de 2018 a Coordenação de Projetos, Obras e Manutenções  (CPOM) do Instituto realizou uma série de reformas no prédio 1, além da instalação de novas estruturas em ambos os prédios capazes de promover melhorias para alunos e servidores do Campus.

No prédio I a lista de melhoramentos é longa: pintura de corredores, salas e laboratório de Segurança do Trabalho, pintura das faixas do estacionamento,  substituição das lâmpadas fluorescentes das salas de aula por lâmpadas de LED (mais econômicas e com maior vida útil), manutenção e limpeza de todos os ventiladores das  salas de aula, melhoria da iluminação externa, recuperação dos mictórios do banheiro masculino e  liberação do vestiário térreo do corredor de acesso a quadra esportiva. Segundo a CPOM, “as intervenções objetivaram melhorar a infraestrutura do prédio 1 proporcionando aos alunos e servidores melhores condições de uso”.

Além das reformas na infraestrutura, novas instalações para melhoria da experiência dos alunos promovendo mais conforto, facilidade, bem-estar e melhores condições para o ensino também foram promovidas. Para facilitar a localização, as salas dos prédios receberam uma nova numeração. O número é composto de 4 dígitos, sendo o primeiro, o número do prédio, o segundo, o andar no qual a sala está localizada, e os dois últimos, o número da sala – que foram numeradas da esquerda (números menores) para direita (números maiores). Fora a numeração, que pode ser observada acima de todas as portas, longarinas para espera ou descanso também foram instaladas pelos corredores.

Pensando na criação de um ambiente mais propício para o estudo, salas individuais e coletivas para estudo foram organizadas na biblioteca do Campus.“Essas instalações estimulam a frequência e permanência dos alunos no local, pois assim podem estudar e fazer suas consultas ao acervo de forma mais rápida e confortável.”, completa o Coordenador Geral de Assistência Estudantil Diogo Pereira Matos. A coordenadora de Acervo Bibliográfico e Multimeios Thaís Helena Silva  explica que aquisição de novas estantes para comportar todo acervo bibliográfico, de mesas e cadeiras para as salas de estudo;  implantação de tomadas nas mesmas salas, foram algumas melhorias que fizeram parte dessa mudança. "Tudo isto tem impactado positivamente no uso da biblioteca pelos alunos, pois percebemos que aconteceu um aumento na procura pelo setor  por seus  usuários, que  utilizam nosso espaço para pesquisas e estudos  aproveitado cada vez mais os serviços oferecidos.", comenta.

Englobando também as questões da assistência aos alunos, foi criada uma Sala de Atendimentos ligada à Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE) e à Coordenação Geral de Ensino (CGE), que localiza-se no mesmo corredor do CGAE, alocado no  térreo do prédio II. “A sala foi pensada para que sejam realizados atendimentos aos discentes mantendo o sigilo e o respeito à individualidade de cada um, como espaço de escuta e orientação”, comenta Diogo.

Para a Diretora de Desenvolvimento Institucional Lívia Dias de Paula Porfírio, " A infraestrutura da escola precisa transmitir bem-estar aos alunos, por isto, estamos sempre trabalhando para prover melhorias em nossas instalações. É bom retornar às aulas e perceber que o ambiente mudou para melhor. Isto traz ânimo aos alunos e satisfação em frequentarem o Campus. "