Imprimir

Alunos de Recursos Humanos encerram estágio na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Alunos de Recursos Humanos encerram estágio na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Fazer um estágio no período de formação é parte importante do processo de Ensino, já que estagiar permite uma vivência prática da profissão escolhida. Partindo desse pressuposto, por meio de uma iniciativa do Setor de Estágios e egressos da Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPPG), discentes de cursos do Campus São João del-Rei foram selecionados para cumprir sua carga horária de estágio obrigatório no próprio campus, participando de atividades inerentes aos setores e cumprindo seus estágios obrigatórios.

Na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), os alunos Márcio Danilo dos Santos e Tamara Sabina Orlando da graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos, foram selecionados para cumprir as 160 horas de estágio previstas no Projeto Pedagógico do curso. Para conseguirem a vaga os alunos passaram por um processo seletivo que envolveu entrevista e uma atividade prática, e o período de atuação no setor foi entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.

Ao longo deste período, eles participaram de discussões, acompanharam reuniões, deram suporte em processos e se envolveram em diversas atividades comuns às rotinas dos setores de Gestão de Pessoas das diversas organizações. “Foram ricos momentos de troca: de um lado, o conhecimento adquirido pelos alunos durante o curso, ofertado no campus; do outro, a prática de Gestão de Pessoas desenvolvida no Instituto Federal”, comenta o Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas Igor Cerri.

Para Márcio Danilo dos Santos, um dos estudantes selecionados para o estágio, a experiência foi muito proveitosa. “A vivência permitiu que eu passasse a ter uma visão geral da área de Gestão de Pessoas, em especial como ocorre no serviço público, bem como dos fluxos processuais, dos softwares utilizados, das legislações específicas e suas atualizações, das limitações e possibilidades delimitadas pelos regulamentos da Instituição e ainda ter contato com o público-alvo”, explica Márcio.

Além dos estagiários da Coordenação de Gestão de Pessoas, as alunas Renata Barcelos e Larissa Silva do curso de Tecnologia em Logística também integraram a iniciativa trabalhando no setor de Estágio e na DEPPG. Suas atividades começaram em dezembro de 2017 e se encerrarão no fim dessa semana.  

Devido ao sucesso da iniciativa, que beneficia tanto alunos como as atividades internas do Instituto, o Setor de Estágio do Campus já está se organizando para realizar um novo edital que selecione estudantes para atuar nos setores que solicitarem estagiários.