Alunos de Recursos Humanos encerram estágio na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas

Fazer um estágio no período de formação é parte importante do processo de Ensino, já que estagiar permite uma vivência prática da profissão escolhida. Partindo desse pressuposto, por meio de uma iniciativa do Setor de Estágios e egressos da Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (DEPPG), discentes de cursos do Campus São João del-Rei foram selecionados para cumprir sua carga horária de estágio obrigatório no próprio campus, participando de atividades inerentes aos setores e cumprindo seus estágios obrigatórios.

Na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), os alunos Márcio Danilo dos Santos e Tamara Sabina Orlando da graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos, foram selecionados para cumprir as 160 horas de estágio previstas no Projeto Pedagógico do curso. Para conseguirem a vaga os alunos passaram por um processo seletivo que envolveu entrevista e uma atividade prática, e o período de atuação no setor foi entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.

Ao longo deste período, eles participaram de discussões, acompanharam reuniões, deram suporte em processos e se envolveram em diversas atividades comuns às rotinas dos setores de Gestão de Pessoas das diversas organizações. “Foram ricos momentos de troca: de um lado, o conhecimento adquirido pelos alunos durante o curso, ofertado no campus; do outro, a prática de Gestão de Pessoas desenvolvida no Instituto Federal”, comenta o Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas Igor Cerri.

Para Márcio Danilo dos Santos, um dos estudantes selecionados para o estágio, a experiência foi muito proveitosa. “A vivência permitiu que eu passasse a ter uma visão geral da área de Gestão de Pessoas, em especial como ocorre no serviço público, bem como dos fluxos processuais, dos softwares utilizados, das legislações específicas e suas atualizações, das limitações e possibilidades delimitadas pelos regulamentos da Instituição e ainda ter contato com o público-alvo”, explica Márcio.

Além dos estagiários da Coordenação de Gestão de Pessoas, as alunas Renata Barcelos e Larissa Silva do curso de Tecnologia em Logística também integraram a iniciativa trabalhando no setor de Estágio e na DEPPG. Suas atividades começaram em dezembro de 2017 e se encerrarão no fim dessa semana.

Devido ao sucesso da iniciativa, que beneficia tanto alunos como as atividades internas do Instituto, o Setor de Estágio do Campus já está se organizando para realizar um novo edital que selecione estudantes para atuar nos setores que solicitarem estagiários.