Semana da Ambientação acolhe novos alunos

Ingressar numa Instituição de Ensino é um processo que envolve novidades. Para os alunos que chegam, a rotina de estudos é uma nova etapa cheia de processos desconhecidos, que deve ser vivenciada de maneira adequada para conduzir ao futuro profissional pretendido. Pensando em auxiliar nesse processo de adaptação, nos dias 19 e 20 de fevereiro o IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei acolheu os calouros dos cursos Técnicos e de Graduação do nosso Campus realizando a Semana da Ambientação 2018. Os alunos dos cursos Técnicos foram recepcionados no dia 19, enquanto os estudantes de Graduação, no dia 20. O evento, que teve como principal objetivo ambientar os novatos e inseri-los na dinâmica do Campus, aconteceu no Anfiteatro do prédio II, das 19h às 21h30.

A Semana de Ambientação, como abertura do semestre letivo, surgiu com o intuito de receber os novos alunos e levar ao seu conhecimento o que é o Campus São João del-Rei, seu histórico, serviços e funcionamento. Sendo assim, as apresentações do evento foram conduzidas pelos diretores e coordenadores da Instituição, que explicaram quais serviços seus setores oferecem para os discentes e como eles podem solicitá-los ou utilizá-los.

Logo na abertura do evento, os alunos receberam um kit institucional composto de uma pasta contendo um mapa do Campus, um marca páginas e uma caneta, além de um caderno. Na abertura do evento, os alunos puderam entender melhor a nossa Instituição assistindo o vídeo Institucional do IF Sudeste MG, que perpassa por todos os nossos Campi.

Em seguida, compuseram a mesa de cerimônia o Diretor Geral do Campus São João del-Rei Ataualpa Luiz de Oliveira, a Diretora de Desenvolvimento Institucional Livia Dias de Paula Porfírio, a Diretora de Administração e Planejamento Débora Ferreira Matias, o Diretor de Ensino Aílton Magela de Assis Augusto e a Diretora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Professora Janaína de Assis Rufino. Em suas falas, os diretores deram as boas-vindas aos alunos e falaram brevemente sobre suas direções.

A programação continuou com a apresentação das coordenações ligadas à Direção de Ensino. A Coordenadora Geral de Ensino Professora Rúbia Mara Ribeiro, o Coordenador Geral de Assistência Estudantil Diogo Pereira Matos, a Coordenadora Geral de Registros Acadêmicos Natália Rabelo Soares e a Coordenadora de Acervo Bibliográfico e Multimeios Thaís Helena Silva apresentaram as informações mais relevantes sobre os seus setores. Desta forma, os alunos poderão ter mais facilidade ao precisarem desses serviços. A Coordenadora de Acervo Bibliográfico Thaís Helena Silva, por exemplo, ensinou por meio de um passo-a-passo como operar o sistema de reservas e renovações online da biblioteca. “Na apresentação informamos sobre as instalações físicas, além das regras básicas e serviços que são oferecidos por nós. Sentimos que após a Semana da Ambientação os calouros já procuram a biblioteca com uma orientação e cientes do  que podem usufruir no setor", comenta Thais.

Depois das falas, o evento encerrou-se com uma visita guiada pelos prédios I e II. De acordo com o Diretor Geral do Campus Ataualpa Luiz de Oliveira, “O processo educativo se dá em diversos momentos, desta forma, a semana de ambientação possui também seu caráter informativo e educativo, pois proporciona aos recém-chegados uma socialização institucional que facilita o ingresso na instituição e o estabelecimento do vínculo com esta e sua comunidade”, concluiu.

IMG_3965[1].JPG
IMG_3978[1].JPG