Inverno Cultural UFSJ recebe propostas para participação voluntária

O Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei recebe  até 05 de março de 2018, propostas voluntárias de participação no 30º Inverno Cultural UFSJ, especialmente aquelas vindas de projetos e programas de extensão. Neste ano, o festival será realizado de 21 a 29 de julho de 2018, em São João del-Rei/MG. Os interessados podem apresentar oficinas (8, 16 ou 24 horas), aulas abertas nas praças, palestras, contação de histórias, exposições de Artes Visuais, espetáculos de Artes Cênicas, apresentações musicais, performances poéticas, ateliês livres etc. Durante o evento, as ações podem ser desenvolvidas por técnicos, professores e/ou estudantes.

As propostas serão avaliadas pelas comissões de seleção e coordenações de áreas do Inverno Cultural, divididas entre Artes Cênicas, Artes Visuais, Arte Educação, Música, Literatura e Ações Especiais. Os critérios, são:

a) criatividade, originalidade e qualidade da proposta;

b) adequação ao formato do evento (espaços disponíveis, diversidade de públicos atingidos, relação com a temática);

c) viabilidade técnica e orçamentária da proposta, considerando a reduzida demanda por infraestrutura e materiais. O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de abril.

Nesta edição, a temática do 30º Inverno Cultural UFSJ procura instigar os proponentes a abordarem e discutirem a conexão dos sujeitos com os territórios na e a partir da arte e expressões populares. Na busca pela valorização das faces culturais populares e agentes culturais das cenas independentes, o festival instiga a refletir ainda sobre o papel das pessoas na arte. Em paralelo, procura-se fomentar um debate sobre as formas de convivência como diálogo, liberdade e respeito para com as diversidades e diferenças.

As atividades ocorrerão de forma descentralizada nas praças da Biquinha (Tijuco), do Matosinhos e do Senhor dos Montes, bem como no Centro, espaços culturais, museus e campus Santo Antônio. A ideia é proporcionar um circuito de vivência pela e na cidade por meio da arte e cultura.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeH-z51dAX4BbHIa80A6bhDx0kxtQ00JNpuD6M4BrB42zRBaA/formResponse

A chamada visa abrir espaço para a comunidade interna, a qual não pode participar do edital para a seleção de atrações remuneradas do festival, conforme as restrições da Lei 8.666/93 (Artigo 9º, inciso III).