Recepção dos calouros acontece na próxima segunda-feira na Semana da Ambientação de 2018

Nos dias 19 e 20 de fevereiro o IF Sudeste MG Campus São João del-Rei prepara-se para o retorno às aulas e para o primeiro dia dos alunos calouros na instituição. Para celebrar a vinda da turma de 2018, será promovido o evento anual Semana da Ambientação. Os novatos serão recebidos a partir das 19 horas, no anfiteatro, localizado no primeiro andar do prédio dois do Campus. O evento, que tem como principal objetivo ambientar os novos alunos e inseri-los na dinâmica de funcionamento do Campus, será dividido em dois, um para os cursos técnicos e outro evento para os cursos superiores. Na segunda-feira, 19, serão recepcionados os alunos aprovados nos cursos Técnicos (os alunos de graduação não precisam vir nessa data), e na terça, 20, os aprovados nos cursos de Graduação (superior).

A Semana de Ambientação conta como a abertura do semestre letivo e surgiu com o intuito de acolher os novos alunos, levando-os ao conhecimento do que é o Campus São João del-Rei, seu histórico, como funcionam suas direções, coordenações e os serviços prestados pelos diferentes setores da Instituição, auxiliando na vida acadêmica de quem acaba de iniciar essa trajetória. Partindo desse pressuposto, essa abertura contará com entrega de kits acadêmicos, apresentação de vídeo institucional, pronunciamento da Direção Geral e demais Direções e Coordenações de interesse dos alunos, além de uma visita guiada aos setores do campus.

No segundo dia de Semana da Ambientação, que no caso dos Cursos Técnicos acontece na terça, e que para as Graduações será na quarta, os alunos já podem se dirigir às suas salas de aula para serem apresentados aos coordenadores dos seus cursos. No restante da semana as aulas seguem normalmente.

Neste ano, o Campus se prepara para receber cerca de 400 alunos divididos entre os cursos Técnicos e de Graduação. Com a promoção de mais uma Semana da Ambientação, as diversas Direções e Coordenações do Campus se organizam para promover um momento de interação, conhecimento e adaptação à nova fase para todos os alunos, fazendo do evento também uma cerimônia de boas-vindas aos novatos. “A ambientação possibilita um primeiro contato com todos os estudantes para além dos colegas de sala, o que pode criar um clima acadêmico mais descontraído e alegre. Os alunos além de conhecerem como a Instituição funciona, têm a oportunidade de conhecerem as dependências físicas do Campus, podendo então se localizar e buscar os serviços que lhes são prestados com mais rapidez e agilidade.”, comenta o Coordenador Geral de Assistência Estudantil, Diogo Matos.