Imprimir

Encerramento do II ERAS promove encontro entre NEABI’s e Pró-reitoria

Encerramento do II ERAS promove encontro entre NEABI’s e Pró-reitoria

 

O II Encontro de Relações Raciais e Sociedade (II ERAS) encerrou suas atividades no dia 28 de dezembro com a realização do "Encontro de Pró-Reitoria de Ensino Pesquisa e Extensão com NEABIs". O encontro aconteceu durante a realização do IV SIMEPE, no Campus Juiz de Fora. Estiveram presentes os membros da Comissão Organizadora do II ERAS, os Pro-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como docentes e discentes de diversos campi do IF Sudeste MG. O encontro teve como objetivo discutir e apresentar a proposta de institucionalização do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) na nossa Instituição.

A comissão representando o Campus São João del-Rei, juntamente com representantes dos campi Juiz de Fora, Santos Dumont, Barbacena, Muriaé e Reitoria, apresentou aos Pró-reitores o atual cenário de institucionalização dos NEABI´s nas instituições públicas de ensino do Brasil. Também debateu com os presentes a necessidade de que as Ações Afirmativas que vêm sendo realizadas na nossa instituição sejam divulgadas, valorizadas e principalmente estimuladas a acontecerem, seja no Ensino, na Pesquisa ou na Extensão.

Após relatos de experiências dos presentes, sobre as ações que cada campi vem desenvolvendo, foi deliberado, como resultado da mesma, o pedido formal que será encaminhado ao Reitor para a nomeação/constituição de uma comissão (composta por servidores de todos os campi mais Reitoria) que terá como objetivo construir o documento que regulamentará os NEABI´s no âmbito da nossa Instituição.

Segundo o Pedagogo Diogo Pereira Matos, membro da comissão organizadora do II ERAS, esta reunião foi muito importante. "Um verdadeiro marco na história do IF Sudeste MG, pois representa um dos primeiros passos para a institucionalização dos NEABI´s como uma Política de Ação Afirmativa que poderá potencializar os trabalhos já existentes, bem como proporcionar novas ações, de Ensino, Pesquisa e Extensão.  Essa é uma forma de garantir que temáticas referentes à população negra e indígena estejam sempre presentes em nossa instituição."

neabi 2.jpg
neabi 3.jpg