I Confraternização em Libras promove integração entre IF e comunidade

Quem participou da I Confraternização em Libras que aconteceu no IF Sudeste MG Campus São João del-Rei pode desfrutar de um momento de interação, aprendizado e entretenimento. O evento aconteceu nas dependências do Campus, no último sábado, dia 02, a partir de meio-dia. Compareceram cerca de 80 pessoas entre surdos e ouvintes, sendo o público formado por alunos do IF e seus familiares, membros da Associação de Surdos de São João Del Rei (ASSJ), alunos surdos da Universidade Federal de São João del-Rei e do Senac, garantindo a representatividade da comunidade externa.

O evento celebrou o encerramento do primeiro semestre de atividades do curso de extensão em Libras, oferecido neste semestre no Instituto pelo servidor Jonata Souza de Lima e pelo professor Anderson Geraldo Rodrigues.

Palestras, oficinas, apresentações culturais e lanche fizeram parte da programação do evento. Cabe destacar as palestras, conduzidas por pessoas da comunidade surda, que contaram seus relatos de vida e comentaram o aprendizado da Libras. Falaram no encontro o presidente da ASSJ Waderson Inácio Teixeira, a aluna do curso de Artes Aplicadas da UFSJ Aline Bonifácio Santos, Letícia Arcangelo Rodrigues – jovem mãe surda -, Luana Bonifácio Santos ,aluna da Escola Estadual Dr. Garcia de Lima, e o professor Anderson Geraldo Rodrigues.

“Nosso curso de libras está trabalhando em parceria com projetos de extensão e também com a Coordenação Geral de Assistência Estudantil. O objetivo do evento, logo depois de finalizarmos o módulo I do curso, foi celebrar com as 4 turmas que participaram, promovendo um encontro com os surdos da região das vertentes”, comenta Anderson. Para Jonata, “houve a promoção da integração entre surdos e ouvintes, oportunizando o contato cultural e linguístico com os surdos de nossa cidade”.

016.JPG
0b1fe779-2e3a-4145-9c12-40ec7bac7d3b.jpg