V Fórum de Educação e a II Jornada de Letras promovem integração e debates

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Campus São João del-Rei proporcionou mais um momento formativo para nossos alunos  por meio do V Fórum de Educação e a II Jornada de Letras do Instituto Federal de Educação. Tendo como objetivo a realização de discussões pertinentes aos estudantes e profissionais das áreas de Linguagens, Literaturas, Educação e áreas afins, o tema que norteou o evento deste ano foi “Saberes em diálogo”.

Dentre as atividades que fizeram parte da programação, destacam-se oficinas que permitiram o aprofundamento dos alunos em temas específicos, palestras formativas e comunicações orais que levaram ao público o conhecimento de vários trabalhos desenvolvidos dentro e fora do campus. As apresentações de pesquisas e comunicações desenvolvidas por discentes e docentes das áreas trabalhadas, puderam fomentar o desenvolvimento científico e contribuir com os estudos em andamento, sendo inscritos para o evento cerca de 40 trabalhos.

A realização do Fórum e Jornada só foi possível pela organização do Núcleo Acadêmico de Educação em conjunto com as Coordenações dos cursos de Graduação em Letras e de Pós-graduação em Didática e Trabalho Docente, representados pela chefe de núcleo Professora Rosana Machado de Souza, as coordenadoras Professora Kelen Benfenatti Paiva e Professora Juliana Brito de Souza, em parceria com a Coordenação de Comunicação e Eventos. Esse ano, o V Fórum de Educação e a II Jornada de Letras contaram ainda com a Professora Ozana Aparecida do Sacramento e a discente Ana Paula Almada Pimentel em sua organização.

O evento foi mais uma oportunidade de encontro entre saberes advindos de diferentes pesquisas desenvolvidas não somente na Instituição, mas também por convidados palestrantes ou participantes de diferentes lugares. “Os resultados foram muito positivos, nós tivemos muitos trabalhos inscritos por diferentes pessoas: servidores, técnicos administrativos e também alunos. A diversidade de palestras, momentos artísticos e pessoas rendeu muitos frutos.”,  comenta a organizadora Ana Paula Almada Pimentel.