Assistência Estudantil promove ações pró-saúde

Os meses de setembro e outubro destacam-se no calendário mundial por trazerem em seus dias importantes ações de promoção de saúde. De Setembro Amarelo e Outubro Rosa foram nomeados os meses nos quais, respectivamente, ações informativas e preventivas para o combate ao suicídio e ao câncer de mama são promovidas. No Campus São João del-Rei não poderia ser diferente: a Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE), promoveu, nos dias 25 e 26 de outubro, uma ação de sensibilização buscando fomentar a informação e facilitar o combate ao câncer de mama.

O objetivo foi salientar a importância do autocuidado como forma de prevenção do câncer de mama tanto feminino quanto masculino, ainda pouco divulgado. As atividades contaram com exposição de painéis, exibição de vídeos, distribuição de panfletos e com a participação dos alunos do curso Técnico de Enfermagem que prestaram orientações sobre a realização do autoexame e aferição de pressão arterial.

Esta ação vem consolidar a Política de Assistência Estudantil na promoção de eventos de socialização e sensibilização a temas caros à nossa sociedade, como a prevenção ao suicídio trabalhado por meio do Setembro Amarelo e o Setembro Azul, em que destacou-se a importância de se viabilizar a inclusão das pessoas com deficiência por meio da acessibilidade.

“Acreditamos que incentivar a discussão sobre estes e outros temas que trataremos adiante é uma importante ação da Assistência Estudantil no sentido de contribuir para a autonomia e para a formação cidadã de nossos estudantes, bem como levar informação a todos os servidores e demais usuários do campus.”, comentou o Coordenador Geral de Assistência Estudantil Diogo Matos.

Setembro Amarelo debate importância do diálogo

Não menos importante que o Outubro Rosa, o Setembro Amarelo - responsável por colocar o suicídio como questão de saúde pública e fomentar sua prevenção -, também teve ações dedicadas a ele no Instituto. Neste ano, a campanha internacional focou especialmente na importância de que falar é a melhor forma de prevenir.

As ações no Campus primaram pela informação sobre o assunto, como trabalhar pela desmistificação das diversas doenças mentais que podem servir para desencadear o suicídio, bem como buscar quebrar tabus relacionados ao tema. Baseada nesta orientação, a equipe do CGAE propôs uma atividade envolvendo a exibição dos vídeos, roda de conversa, afixação dos cartazes e balões na cor amarela, além da distribuição dos lacinhos que simbolizam o tema para os alunos, servidores e colaboradores, mobilizando as pessoas sobre a importância de valorização da vida.

Foi destacado também o trabalho feito pelo Centro de Valorização da Vida -CVV, que atende pelo número 141, e os Centros de Atenção Psicossocial -CAPs que em São João Del Rei fica na Av. Luiz Giarola, 1055 - Colônia do Marçal, CEP: 36302-260 - S. João del Rei - MG, e o telefone é  (32) 3372-5486.

4hyjyh.jpg
gtry.jpg