Matemática e fazer científico marcam programação do VII Simpesq

“A matemática está em todo lugar”. Este foi o tema que norteou as atividades e debates do VII Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação (SIMPESQ) do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei. Entre os dias 16 e 18 de outubro, cerca de 300 pessoas participaram da programação que contou com palestras, minicursos e apresentações artísticas.

Na programação, convidados da Reitoria e de outros campi do IF Sudeste e que têm reconhecida contribuição para o conhecimento científico, além de palestrantes externos à instituição, para dar palestras e minicursos voltados para toda a comunidade.

A abertura oficial aconteceu na noite do dia 16, segunda-feira. Participaram da mesa o diretor-Geral, Professor Ataualpa Luiz de Oliveira; a diretora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, Professora Janaína de Assis Rufino; a diretora de Desenvolvimento Institucional, Lívia Dias de Paula Porfírio; a diretora de Administração e Planejamento, Débora Ferreira Matias; a coordenadora Geral de Extensão, Professora Esther de Matos Ireno Marques e a presidente da Comissão Organizadora do VII Simpesq, Professora Lilian do Nascimento.

O diretor-Geral, Professor Ataualpa, abriu o evento, parabenizando a equipe organizadora e ressaltou a importância de se tratar sobre a pesquisa e inovação no contexto acadêmico. Professora Lilian também destacou o VII Simpesq como uma oportunidade dos alunos dos cursos técnicos e de graduação se familiarizarem com a produção de conhecimento científico. Contou ainda sobre a proposta da comissão organizadora ao desenvolver a programação diversificada com assuntos que abarcaram desde o tema nacional como o subtema local #Eufaçociências e atividades que contemplaram desde os pesquisadores mais experientes como aqueles que ainda estão dando seus primeiros passos neste segmento, como o minicurso: “Quero pesquisar: por onde começo?”, ministrado pela Professora Esther.

Depois da abertura oficial, os participantes conferiram da apresentação musical com o cantor Deivide Almeida e a musicista e maestrina Raquel Petrusanis Said.

Fechando a primeira noite de atividades, Professor Doutor Marco Antônio Escher da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Professor Mestre Leandro Tavares da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) promoveram o debate com a mesa “A Matemática está em tudo” que teve como moderadora a Professora Elaine Aparecida Carvalho, do IF Sudeste- Campus SJDR.

Para a diretora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, Professora Janaína de Assis Rufino, o evento foi possível graças ao trabalho em equipe, a participação dos alunos monitores e o envolvimento de servidores de diversos setores em torno do “fazer ciência”. “A cultura do "fazer ciência" e sua importância na formação profissional de nossos alunos teve um importante momento de consolidação no do VII SIMPESQ e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2017”, destaca.

Durante os dias que se seguiram, a programação foi recheada dos temas mais variados nos minicursos, oficinas e palestras como: “O Desafio de falar em público”, “Parque ecológico Municipal da Serra do Lenheiro -  Potencial e Perspectivas” e “Metodologias participativas de extensão: instrumento de transformação social”. O destaque do segundo dia foi a palestra “Você sabe proteger seu capital intelectual? – uma ênfase em patentes”, com a Professora Mestre Flávia Couto Ruback Rodrigues, Diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) do IF Sudeste MG.

Fechando a programação, no dia 18 de outubro, quarta-feira foi a vez da Professora Doutora Viviane Cristina Almada de Oliveira refletir sobre o tema “Matemática para a vida”. De antemão, a professora elucidou as razões pelas quais discorda, em parte do tema da Semana Nacional de 2017 “A matemática está em tudo”. Para Viviane, a matemática tem o seu lugar como ciência e ancora diversas especialidades desde a área de humanas às pesquisas médicas.

No entanto, a compreensão da matemática não é acessível a todos e muitos a aplicam de forma intuitiva. “Quando o pedreiro verifica o prumo de uma parede, ou seja, verifica se está reta, em relação à outra parede perpendicular, ele está aplicando, na prática, o Teorema de Pitágoras e a relação entre catetos e a hipotenusa. Mas, ele não tem consciência disso”, explica.

O grande desafio do ensino da matemática seria, justamente, despertar esse interesse, essa consciência sobre a aplicabilidade desta ciência em nosso cotidiano. Viviane aponta, enfim, que o caminho seria um ensino não “da” matemática , mas que “através da” matemática desenvolva-se um processo empático de ensino que trata valores como a cooperação e a colaboração entre os alunos.

De acordo com a presidente da comissão organizadora, Professora Lilian do Nascimento, o resultado superou as expectativas: “De modo especial, os inscritos tiveram oportunidade de escolher atividades voltadas para o fazer pesquisa e o fazer ciência. As apresentações artísticas no inicio de cada noite,  trouxeram leveza aos presentes. Por fim,  destaco a importância da apresentação de trabalhos orais, o qual foi possível conhecer o que é desenvolvido em nosso campus nas diferentes áreas, além de proporcionar aos alunos uma rica troca de saberes e experiências”, conclui.

Alunos participam de abertura oficial do evento
Diretor-Geral e direções sistêmicas compõem mesa de honra
Lilian, presidente da Comissão Organizadora, agradece o empenho de todos no evento
Monólogo fecha as apresentações artísticas do VII Simpesq