Laboratório de Segurança do Trabalho inicia atividades essa semana

Aumentando as possibilidades práticas para os alunos do IF Sudeste MG Campus São João del-Rei, o laboratório de Segurança do Trabalho passa a funcionar a partir desta semana. A partir do dia 30 de outubro,  as aulas de Higiene Ocupacional 1 serão realizadas no local. “Mas como o laboratório possui equipamentos que são multidisciplinares e espaço adequado para aulas práticas, ele poderá ser utilizado em diversas disciplinas do curso de Segurança do Trabalho, como por exemplo: Prevenção e Combate à Incêndios, Ergonomia, Higiene Ocupacional 2, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e Segurança do Trabalho”, comenta a professora Priscila Souza Pereira responsável pelo espaço.

Equipamentos para avaliação de ruídos, de agentes químicos, iluminação, temperatura, e de proteção individual, próprios da área de segurança do trabalho compõe o laboratório, além de um computador que permitirá a demonstração de resultados de avaliações ambientais realizadas pelos alunos durantes as aulas. A princípio, o laboratório será utilizado pelo Curso Técnico em Segurança do Trabalho, no Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos e também no Pós-técnico em Enfermagem do Trabalho. “Mas caso haja interesse de professores de outros cursos, eles também podem solicitar o uso do espaço”, complementa Priscila.

A disponibilidade do novo espaço possibilita a ampliação da quantidade de aulas práticas, além de permitir que os alunos tenham contato com equipamentos e materiais que são utilizados nas empresas, aumentando a interação entre a sala de aula e o ambiente de trabalho. Para Priscila, deve-se destacar ainda “o potencial do laboratório também para a o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, tendo em vista que o laboratório possui equipamentos e espaço adequados para esses fins.” Vale destacar também que o laboratório de Segurança do Trabalho assim como outros laboratórios que já foram ou ainda estão sendo implementados no Instituito, são resultado de investimentos que vem sendo realizados desde a gestão anterior do Campus e continuam acontecendo na atual.