Imprimir

Laboratório de Segurança do Trabalho inicia atividades essa semana

Laboratório de Segurança do Trabalho inicia atividades essa semana

Aumentando as possibilidades práticas para os alunos do IF Sudeste MG Campus São João del-Rei, o laboratório de Segurança do Trabalho passa a funcionar a partir desta semana. A partir do dia 30 de outubro,  as aulas de Higiene Ocupacional 1 serão realizadas no local. “Mas como o laboratório possui equipamentos que são multidisciplinares e espaço adequado para aulas práticas, ele poderá ser utilizado em diversas disciplinas do curso de Segurança do Trabalho, como por exemplo: Prevenção e Combate à Incêndios, Ergonomia, Higiene Ocupacional 2, Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e Segurança do Trabalho”, comenta a professora Priscila Souza Pereira responsável pelo espaço.

Equipamentos para avaliação de ruídos, de agentes químicos, iluminação, temperatura, e de proteção individual, próprios da área de segurança do trabalho compõe o laboratório, além de um computador que permitirá a demonstração de resultados de avaliações ambientais realizadas pelos alunos durantes as aulas. A princípio, o laboratório será utilizado pelo Curso Técnico em Segurança do Trabalho, no Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos e também no Pós-técnico em Enfermagem do Trabalho. “Mas caso haja interesse de professores de outros cursos, eles também podem solicitar o uso do espaço”, complementa Priscila.

A disponibilidade do novo espaço possibilita a ampliação da quantidade de aulas práticas, além de permitir que os alunos tenham contato com equipamentos e materiais que são utilizados nas empresas, aumentando a interação entre a sala de aula e o ambiente de trabalho. Para Priscila, deve-se destacar ainda “o potencial do laboratório também para a o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, tendo em vista que o laboratório possui equipamentos e espaço adequados para esses fins.” Vale destacar também que o laboratório de Segurança do Trabalho assim como outros laboratórios que já foram ou ainda estão sendo implementados no Instituito, são resultado de investimentos que vem sendo realizados desde a gestão anterior do Campus e continuam acontecendo na atual. 

 

IMG_2483.JPG
IMG_2484.JPG