Laboratório de Química propicia prática para alunos

Utilizado de maneira provisória desde o ano passado, já no primeiro semestre do ano de 2017 os alunos do curso Técnico em Controle Ambiental do IF Sudeste MG Campus São del-Rei passaram a desfrutar de todas as possibilidades práticas do Laboratório de Química Ambiental. Utilizado efetivamente para as disciplinas técnicas de laboratório do curso, e para os Tópicos Especiais em Controle Ambiental, ele também pode ser eventualmente utilizado por professores de outros cursos, caso haja interesse.

Fazem parte do laboratório alguns materiais como capela de exaustão de gases, destilador de água, balança, peagâmetros, entre outros. Para a professora Viviane Vasques da Silva Guilarduci, responsável pelo espaço, “o laboratório aproxima a teoria da prática, e é muito importante para o aluno poder aplicar o que aprende na sala de aula.”. Além disso, uma maior autonomia para lidar com o ambiente de laboratório e o trabalho com reagentes químicos também são fatores estimulados com a prática.

“O laboratório de química ambiental foi um grande ganho para o curso de controle ambiental, pois a proximidade com a prática motiva o aluno no curso. Além disso, é um espaço onde podem ser desenvolvidas pesquisas na área de meio ambiente.”, complementa Viviane.