Cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e de Tecnologia em logística realizam visita técnica

No último dia 19 de outubro, 30 alunos das turmas de 2º período dos Cursos Tecnólogos de Gestão de Recursos Humanos e Logística do IF Sudeste MG – Campus São João Del Rei, acompanhados dos professores Esther Ireno Marques e André Machado, participaram de uma visita técnica à Empresa Saint-Gobain em Barbacena.

A unidade visitada faz parte do Grupo mundial Saint-Gobain, líder no mercado de projeção, fabricação e distribuição de materiais de construção de alta performance, o qual tem mais de 350 anos de história. Em Barbacena é produzido o Carbeto de Silício (SiC) para as indústrias de abrasivos, refratários, cerâmicas, fundições e siderurgia.

A visita teve duração de 4 horas, tendo início com uma apresentação sobre a história do grupo e da unidade de Barbacena, relação sobre as Normas de Segurança da empresa, explicação sobre o processo de fabricação do Carbeto de Silício e sua aplicação na vida cotidiana, além do Programa de Estágios da Saint-Gobain.

Em seguida, os profissionais responsáveis pela área de Gestão de Pessoas e do Setor de Logística da Saint-Gobain Barbacena fizeram uma explanação acerca do desenvolvimento destas atividades específicas dentro da empresa. Neste momento os alunos e professores tiveram oportunidade de discutir a prática dos profissionais de RH e de Logística no cotidiano com a equipe da empresa, além de falarem sobre a importância da pesquisa e inovação, advindos da parceria entre empresa e instituições de ensino. Ao final, os visitantes participaram de um tour pela empresa, onde puderam ter contato com a rotina organizacional.

Na visão dos alunos, foi uma visita bastante produtiva para a formação profissional.“A visita teve grande importância em minha formação de valores, agregando valor pessoal e profissional, sendo possível vincular os conhecimentos recebidos em sala de aula.”, comentou Larissa Silva Santos, do 2º Período de Logística. Já para Marcone Santos do 2º período de Gestão de Recursos Humanos a visita foi interessante porque os alunos puderam ver “como ocorrem, na prática, os procedimentos nas áreas de RH e Logística, em relação às estratégias utilizadas e o método adotado para controlar, intervir ou modificar os procedimentos organizacionais, sempre visando a satisfação do cliente, do funcionário e o sucesso da empresa.”