Imprimir

Estão abertas inscrições para submissão de trabalhos no II ERAS

Estão abertas inscrições para submissão de trabalhos no II ERAS

O prazo para submissão de trabalhos e participação na segunda edição do Encontro de Relações Raciais e Sociedade – II ERAS – já está definido: interessados tem até o dia 25 de outubro para submeter suas pesquisas. O evento acontece entre os dias 23 e 28 de novembro nas dependências do IF Sudestes Campus São João del-Rei e será conduzido neste ano pelo tema: “Racismo Institucional: o negro no trabalho, na educação e na arte”. Para inscrever-se – seja como apresentador de trabalho ou na participação de alguma atividade do evento – basta acessar o site:  https://www.even3.com.br/eras2017

Em sua segunda edição, o evento pretende debater a segregação presente nas  instituições, especialmente nas responsáveis por promover os direitos à educação, trabalho e sua representação e representatividade nas artes. Assim, por meio de discussões empíricas, científicas e artísticas o evento pretende agregar valor ao debate e ao mesmo tempo ressaltar a urgência de políticas institucionais para a igualdade racial no Brasil. “Neste momento, algumas políticas de ações afirmativas e valorizativas estão em andamento, mas se não desenvolvermos o debate sobre as engrenagens que perpetuam as desigualdades raciais em nossa sociedade, essas políticas podem perder força e até desaparecerem.”, comenta Rosana Machado de Souza, presidente da Comissão Organizadora do evento.

Para tanto, o II ERAS conta com uma programação que engloba palestra, mesa redonda, comunicações orais, apresentação de pôsteres, exibição de filmes, oficina, sessão temática sobre políticas públicas e apresentações culturais. Desta maneira será possível promover contato entre pesquisadores de várias áreas interessados no debate etnicorracial, dar visibilidade a ações de Pesquisa, Ensino e Extensão relacionadas à questão do negro e sua inclusão na sociedade, além de incentivar parcerias institucionais em prol da igualdade racial.

Para quem anseia submeter trabalho para apresentação os eixos temáticos abordam diferentes questões, que vão desde educação indígena e quilombola, perpassam a ligação entre artes, cultura e relações raciais;  até temas como “o negro no Direito e na Justiça”. Ao inscrever-se, o participante pode optar por duas modalidades: apresentação de pôster e comunicação oral. As apresentações de pôster acontecerão nos dias 23 e 24 na quadra do Instituto, enquanto quem optar por comunicação oral se apresenta na tarde do dia 27, tendo 15 minutos para fala.