Direção Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Entre os dias 16 e 18 de outubro, a Direção Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei promoverá o VII Simpósio de Ciência, Tecnologia e Inovação (SIMPESQ), evento que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), celebrada entre 17 e 23 de outubro. As inscrições podem ser feitas em: https://www.even3.com.br/simpesq

Atendendo à premissa do MEC de fomentar a pesquisa em todos os Institutos Federais, o VII SIMPESQ, vai trazer palestrantes da Reitoria e de outros campi do IF Sudeste e que têm reconhecida contribuição para o conhecimento científico, além de palestrantes externos à instituição, para dar palestras e minicursos voltados para toda a comunidade.

“A matemática está em todos lugar” é tema de destaque desta edição, seguindo a temática da 14ª SNCT. Segundo site oficial do evento, a motivação para a escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017. Em 2017, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país.

Conhecida como "a ciência das ciências" e por outro lado, não reconhecida como ciência por outros, a Matemática tem tantas definições quanto aplicações, e é tão útil quanto prazerosa. Ela explora o raciocínio lógico e abstrato, e é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e até a Medicina.

Em São João del-Rei

No IF Sudeste- Campus São João del-Rei as palestras e minicursos tratarão do tema sobre a Matemática e o subtema local #Eufaçociência. Outros assuntos relacionados a projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos na instituição também estarão à disposição dos participantes e oficinas sobre submissão de trabalhos e dicas de como falar em público.

Confira a programação:

16 de Outubro  (Segunda-feira)

17:00 às 19:00 horas: Inscrição e credenciamento

19:00 horas: Abertura Oficial do VII Simpesq

19:30 às 20:00 horas: Apresentação artística, com: Deivide Almeida e Raquel Petrusanis Said.

20:00 às 22:00 horas: Mesa de abertura - “Matemática está em tudo”, com as palestras:

Prof° Dr. Marco Antônio Escher
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Professor do Depto. de Matemática Instituto de Ciências Exatas – UFJF, Juiz de Fora-MG.

Prof° Ms. Leandro Tavares da Silva
Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), no curso de Licenciatura em Física. Doutorando em
Modelagem Computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica.

17 de Outubro  (Terça-feira)

19:00 às 19:30 horas: Apresentação artística, com: Sullivan Ribeiro, Luiz Fillipe de souza Tito, Giulliane Carvalho dos Anjos, Mariana Camila de Resende Cruz, Tássia Penha de Resende Reis, Débora Lucia dos Santos e Mateus Bianchetti

19:30 às 20:30 horas: Palestra “Você sabe proteger seu capital intelectual? – uma ênfase em patentes”, com: Profª Ms. Flávia Couto Ruback Rodrigues
Diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais NITTEC/IF Sudeste MG.

21:00 horas: Apresentação oral de trabalhos de Pesquisa e Extensão do IF Sudeste Campus São João del-Rei.

18 de Outubro (Quarta-feira)

17:30 horas: Apresentação oral de trabalhos de Pesquisa e Extensão do IF Sudeste Campus São João del-Rei.

19:00 às 19:30 horas: Apresentação artística Título: Causos enredados (monólogo)
Direção: Wagner Dias, Atuação: Zilvan Lima

19:30 às 20:30 horas: Palestra de encerramento “Matemática para a vida”
Profª Dra. Viviane Cristina Almada de Oliveira
Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei. Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Rio Claro. Graduada em Matemática com bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

20:00 horas: Oficinas e Minicursos.

22:00 horas: Encerramento do evento