Alunos da Letras e da Pós-Graduação participam de reunião do GEAD

No último dia 04, alunos do curso de Letras e da Pós-graduação em Didática e Trabalho Docente que desenvolvem estudos e trabalhos na área de Análise do Discurso no Campus, acompanhados pelas professoras Janaína Maia e Janaína Rufino, participaram da reunião do Grupo de Estudos sobre a Articulação do Discurso (GEAD), da Faculdade de Letras da UFMG. A parceria entre o GEAD e o IF Sudeste MG campus São João del-Rei vem se desenvolvendo há um tempo, e como resultado, o grupo de estudos do Campus São João del-Rei recebeu um convite para a publicação de um artigo no livro que será organizado, cujo título, ainda provisório, é “Múltiplas perspectivas do trabalho de face na constituição do discurso”.

Sobre a parceria, a diretora de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Janaína de Assis Rufino, afirma que  "A relação do nosso instituto com o GEAD tem uma profunda importância na formação científica de nossos alunos, além de dar mostras concretas de como se dá o jogo no campo científico." Janaína de Assis Rufino.

O GEAD é sediado na Faculdade de Letras da UFMG, vinculado ao Núcleo de Estudos da Língua em Uso (NELU) e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Sua finalidade é reunir pesquisadores pertencentes a diferentes instituições do país interessados em pesquisar questões relacionadas à articulação do discurso e a problemática da construção dos gêneros discursivos.

Para a aluna do curso de Letras Luciana Grando, “a parceria entre as Instituições é muito importante, e participar da reunião em uma instituição tão renomada foi um experiência inesquecível”. Já a pós-graduanda em Didática e Trabalho Docente Mônica Trindade Dias Magalhães ressalta a empolgação com a possibilidade da publicação de um artigo no livro. “Todo pesquisador, tem o objetivo e o sonho de publicar os seus trabalhos. Posso dizer que é um momento ímpar na minha formação acadêmica e de pesquisadora”.