Imprimir

São João del-Rei promove I Seminário Gestar e Nascer

São João del-Rei promove I Seminário Gestar e Nascer

Discutir a prevenção à violência obstétrica. Esse é o objetivo do I Seminário Gestar e Nascer, que acontece na próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, das 8h às 17h no Anfiteatro do Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

O evento é uma realização do Comitê em Defesa da Vida e tem o apoio da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, da Gerência Regional de Saúde, da UFSJ e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei.

O I Seminário tem como público- alvo: profissionais da saúde de São João del-Rei e da Região; estudantes e docentes dos cursos das áreas de saúde; órgãos de Defesa da Mulher (Ministério Público; Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, CREAS e CRAS); movimento sociais; gestantes e demais interessados no tema.

A abertura será a partir das 09 horas e contará com a presença de autoridades locais, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Santa Casa e dos organizadores. O diretor-Geral do IF Sudeste- Campus São João del-Rei, Professor Ataualpa Luiz de Oliveira, representará a instituição na mesa de honra.

 

Confira a programação completa:

8h: Inscrição, credenciamento e café da manhã

9h: Mesa de abertura do evento - representantes da Gerência Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de SJDR, da Santa Casa de Misericórdia de SJDR, da UFSJ, do IFET, do Comitê em Defesa da Vida.

9h30 às 11h30: Mesa Temática 1 – Cenário atual sobre violência obstétrica

  • Contextualização da violência obstétrica no Brasil, militância e as instâncias de responsabilização (Palestrante: Raquel Marques, diretora-presidente da Associação ARTEMIS, Doutoranda pela Faculdade de Medicina Preventiva da USP).
  • O contexto local e o dossiê “Violência obstétrica: recomendações para prevenção e responsabilização em São João Del-Rei" (Palestrante: Mônica Soares Beato, psicóloga membro do Coletivo Maternagem Ativa SJDR, Doutora em Psicologia pela PUC MG);
  • Debate (Mediadora: Cássia Beatriz Batista, Docente dos Cursos de Medicina e Psicologia da UFSJ, tutora do PET Saúde das Mulheres UFSJ, Doutora em Psicologia pela UFMG).
  • Lançamento da campanha: “Prevenção à violência obstétrica na Região de SJDR”, organizada pelo Comitê em Defesa da Vida.

13h às 14h20: Mesa Temática 2 – Prevenção à violência obstétrica pelas mudanças no modelo de assistência em saúde materno-infantil

  • A experiência do Hospital Sofia Feldman: desafios cotidianos na implantação de um modelo de assistência ao parto (Palestrante: Síntia Nascimento dos Reis, Enfermeira Obstetra do Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte, com Especialização em Enfermagem Obstétrica pela UFMG).
  • Implantação da Rede Cegonha e consequências para o atendimento à gestante em nossa região (Palestrante: Cintia Resende Vieira Dilascio, Enfermeira responsável pela sala de parto e maternidade da Santa Casa de SJDR. Especialista em UTI Neonatal e Adulto).
  • 14h20 às 14h50: Debate (Mediadora: Cássia Beatriz Batista).

14h50: Lanche

15h10 às 16h30: Mesa Temática 3 – Prevenção à violência obstétrica pelas inovações na produção do cuidado em saúde materno-infantil

  • Assistência ao parto e inovações na maternidade da Santa Casa de Misericórdia em SJDR (Palestrante: Nicole Menezes Rangel. Médica obstetra e mastologista da Santa Casa de SJDR. Mastologista da Prefeitura de São João del Rei. Docente do Curso de Medicina da UFSJ e Tutora do PET Saúde das Mulheres UFSJ. Possui residência em Ginecologia e Obstetrícia, e também em Mastologia, ambas pela UFMG).
  • A humanização do nascimento com foco na experiência vivida pelo bebê no pós-parto (Palestrante: Ana Beatriz Querino Souza e Silva. Docente do Curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica do IESP. Enfermeira da APS e referência técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora em Saúde da Mulher e da Criança. Mestre em Enfermagem pela UFJF e Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UFJF).
  • 16h30 às 17h: Debate (Mediadora: Cássia Beatriz Batista).
Confira a programação completa
Folder de divulgação do evento