Campus São João del-Rei recebe recurso para bolsas de monitoria

Um recurso no valor de R$ 8.000,00 enviado pela Pró-Reitoria de Ensino vai financiar bolsas de monitoria para os cursos técnicos e de graduação do Campus São João del-Rei. A decisão de quais disciplinas dos cursos serão contempladas com o recurso, foi tomada mediante apresentação de proposta de Projeto de Monitoria pelos docentes. Os critérios para seleção foram três: índice de reprovação e/ou grau de dificuldade da disciplina/conjunto de disciplinas objeto da monitoria; priorizar cursos de graduação que estão para passar por processo de reconhecimento ou renovação de reconhecimento, e tentar atender o maior número de cursos possível.

A seleção de bolsistas foi feita pelos docentes que apresentaram projetos, obedecendo ao cronograma divulgado no Edital nº. 15/2017. Cada professor fez a seleção de acordo com os critérios que melhor atenderiam à realidade da sua disciplina.

Segundo o diretor de Ensino Ailton Magela de Assis Augusto, os projetos de monitoria são importantes pois auxiliam o processo ensino-aprendizagem, com uma atuação mais próxima e mais efetiva junto aos alunos que encontram dificuldades nas disciplinas. Com isso, espera-se uma melhora dos indicadores de permanência e êxito dos estudantes. “Além disso, para aqueles que atuam como monitores é uma experiência importante em sua formação, uma vez que ao oferecer suporte aos colegas atendidos, eles também estarão desenvolvendo competências e habilidades que serão úteis no prosseguimento de seus estudos e, mesmo, em sua atuação no mercado de trabalho.”, complementa.