Alunos e Professores do curso de Gestão da Tecnologia da Informação participam do CONIDE

Nos dias 22 e 23 de agosto, a primeira Conferência de Inovação e Desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira (Conide) aconteceu no Gran Victory Hotel em Juíz de Fora. Na ocasião, três trabalhos do Campus São João del-Rei foram selecionados para a apresentação com pôster durante o evento: Gestão da tecnologia da informação aplicado à área da saúde, Sistema de iluminação decorativa e Desenvolvimento de uma metodologia para aferição de tempo dos participantes deuma corrida de rua - Street Run Photo.

O evento contou com a presença de profissionais, empresários, entidades regionais, representantes do poder público e academia com objetivo de chamar atenção para importância da necessidade de reinvenção dos variados setores do mercado para acompanhar as mudanças guiadas pelas inovações, tecnológicas e transformações sociais, com apresentações de painéis, sessões temáticas e palestras. A conferência foi proporcionada pela iniciativa do Grupo de Trabalho Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata), outro ponto de destaque na conferência.

Enfatizando a importância da divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Instituto, a professora Elaine Aparecida Carvalho comenta que “o evento criou um ambiente de contato entre pesquisadores e empresários da região, uma iniciativa que propicia a criação de parcerias para novos projetos”. O professor Celso Luiz de Souza confirma essa visão e complementa dizendo que tais oportunidades “permitem o intercâmbio com outros pesquisadores e alunos de outras Instituições”.

Confiram um pouco mais sobre os projetos e o que aconteceu nas apresentações:

Gestão da tecnologia da informação aplicado à área da saúde - tem como parceira a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. O trabalho foi apresentado pelos alunosGustavo Henrique Martins da Costa e Lucas Marcus de Abreu do curso de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI). Gustavo ressaltou a importância da realização de eventos como esse: “Há muita troca de informações em eventos assim. Durante nossa apresentação, conversamos com gestores de TI, prefeitos municipais, autoridades locais, entre outros que compartilharam suas experiências conosco.” Esse projeto é orientado pelo professor Celso Luiz de Souza e o servidor do setor de Tecnologia da Informação Cleiton Max da Silva.

Sistema de iluminação decorativa, que conta com a parceria da Associação Comercial eIndustrial de São João del Rei, teve a apresentação conduzida pelos alunos Vinícius Izaías Machado Reis e Clara Fernanda Souza d’Angelo de GTI.  O projeto consiste num sistema de iluminação decorativa de baixo custo para prédio históricos. Os professores Elaine Aparecida Carvalho e Fernando Machado Rocha são os orientadores do projeto.

Desenvolvimento de uma metodologia para aferição de tempo dos participantes de uma corrida de rua - Street Run Photo, com a equipe de corrida Tiradentes Runners, apresentado pelos alunos Fernando José Costa Costanti e Karine dos Santos Guimarães também do curso de  GTI. Os alunos comentam que durante a execução do evento observaram o interesse do público em entender o funcionamento da tecnologia desenvolvida e os benefícios alcançados por ela. O projeto baseia-se em uma metodologia para aferição do tempo dos participantes de uma corrida de rua, utilizando algoritmo de visão computacional através do Raspberryjuntamente com sensores de movimento e câmera. Esse projeto conta a participação de professores de dois núcleos, Celso Luiz de Souza do Núcleo de Informática e Gestão, e os professores Elaine Aparecida Carvalho e André Luis Fonseca Furtado do Núcleo de Educação.

CONIDE equipe1.jpg
FernandoCelsoKaine2.jpg