Cursos de Libras iniciam suas atividades no Instituto

No dia 28 de agosto tiveram início as aulas dos cursos Básicos de Libras e de Tradução e Interpretação de Libras que serão ofertadas no Campus São João del-Rei.  As turmas 01 e 02 dos cursos vespertino e noturno Básico de Libras deram início aos estudos, enquanto as turmas 02 e 04 do vespertino e noturno Tradução e Interpretação em Libras iniciaram as atividades na quinta-feira, 31. Os cursos – que receberam alunos, servidores e comunidade externa como participantes dos módulos – estão sendo conduzidos pelo servidor Jonata Souza de Lima e pelo professor Anderson Geraldo Rodrigues.

Segundo Jonata, a maior procura veio dos profissionais das áreas de Saúde e Educação. De uma média de 140 inscritos, 70 alunos conseguiram se matricular e estão participando das aulas. O principal objetivo de oferecimento dos cursos é o fato de que a área de tradução e interpretação de libras apresenta atualmente uma grande deficiência de pessoas capacitadas para atuação, demandando mais profissionais qualificados. “Quem concluir o curso terá uma nova possibilidade de ingresso no mercado de trabalho.”, comenta o servidor. Além do mais, é necessário que pessoas capacitadas em libras atuem nos diversos setores sociais, gerando acessibilidade e igualdade em todos os contextos para pessoas surdas.

O curso concederá certificação aos participantes por meio da Diretoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. “O módulo 1 será de 60 horas, teremos também o módulo 2 e 3, além do Intermediário 1 e 2. Ao fim do curso, o aluno terá um certificado de 300 horas”, explica Jonata. Dentre os aspectos trabalhados estão morfologia, sintaxe, semântica, pragmática, entre outros temas gramaticais. A questão da identidade e cultura da pessoa surda também será trabalhada junto ao aprendizado da linguagem.

O professor Anderson Geraldo Rodrigues, que é surdo, e atualmente leciona sete matérias na Instituição, ressalta que é importante o aprendizado de libras, e que sonha com o dia no qual todas as pessoas possam se comunicar na língua. “Venho tentando mostrar que é possível que as pessoas sejam habilitadas na língua, para que meus amigos e nossas crianças surdas tenham acesso a mais espaços!”, comenta.