Aluna intercambista do programa de mobilidade internacional relata experiência na Argentina

A aluna Daniela Aparecida de Melo Costa, do curso de Letras do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei, retornou da Argentina em julho deste ano, depois de concluir seu período de intercâmbio na Universidade de La Plata, Buenos Aires. Daniela foi selecionada pelo programa de mobilidade internacional do IF Sudeste MG, viajando em março de 2017. A estudante participou de atividades acadêmicas e pode vivenciar o dia-a-dia em outro país.

Para Daniela, a comparação entre a nossa cultura e a deles encontra muitas semelhanças. Ela chegou a frequentar festas dos estudantes, fez amizades e destaca a festa de São Patrício (festa da cerveja, uma grande celebração regional). Ela ressalta também a atitude politizada dos alunos, que se mobilizam em torno de temas sociais. Entre as atividades acadêmicas que vivenciou, Daniela foi monitora em disciplina de português e auxiliou na disciplina de Língua e Cultura Brasileira.

A aluna de Letras já está com suas disciplinas cursadas e aguarda apenas marcar o dia da apresentação do seu trabalho de conclusão de curso. Como mensagem para aqueles ou aquelas que pretendem ingressar no programa, Daniela Costa fala sobre coragem. “A princípio, tive receio, mas quando estava lá passei a encarar o intercâmbio como um desafio. Descobri que era capaz de morar sozinha, de dar conta do idioma e de muitas coisas. Primeiro o medo, depois a sensação de que valeu a pena”, afirma.

.