IF em Ação agita pré-carnaval no Campus São João del-Rei

O Campus São João del-Rei realizou na noite do dia 15 de fevereiro o IF em Ação. O objetivo do evento, que contou com a participação de sete turmas dos cursos técnicos, foi o de conscientizar os alunos do Campus sobre a importância de se aproveitar o Carnaval com saúde, segurança e responsabilidade. O evento foi organizado pela Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE), em parceria com a Coordenação de Comunicação e Eventos e a Direção de Extensão.

O IF em Ação foi aberto com a palavra da Diretora de Ensino, Professora Isabel Cristina Adão e teve palestras educativas como “Os Mitos da Doação de Sangue”, ministrada pelo professor do curso de enfermagem, Carlos Eduardo de Oliveira.

A psicóloga e Coordenadora Geral de Assistência Estudantil, Roselne Santarosa de Sousa, orientou os alunos sobre prevenção às DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), em especial a AIDS no período de Carnaval e segurança no trânsito, alertando sobre a arriscada mistura de álcool e direção.

Já a Coordenadora do Setor de Recursos Naturais do Campus, professora Alessandra Furtado Fernandes, falou sobre o projeto de Coleta Seletiva Solidária no Instituto Federal. O evento teve, ainda, serviços como aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Ao todo, foram mais de 60 aferições e medições realizadas com os 200 alunos presentes.

Após a palestra foi anunciada a turma vencedora do Trote Solidário. Em primeiro lugar, com 542 pontos, ficou a turma do 1º período do Curso Técnico em Enfermagem. Em segundo lugar, com 513 pontos, ficaram os alunos do curso de Informática e em terceiro, a turma de Técnico em Controle Ambiental com 459 pontos.

A gincana consistiu na doação de gelatinas, caixas de leite e garrafas de suco concentrado para o “Albergue Santo Antônio”. As doações serão entregues ainda essa semana.

Além disso, em parceria com o HI-Vita, Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS de São João del-Rei, o IF em Ação distribuiu panfletos educativos e preservativos para a conscientização dos estudantes, já que a grande maioria dos alunos do Campus são jovens entre 18 e 24 anos.

E fechando a noite, muita música, com direito a axé e marchinhas de carnaval, animaram os que compareceram a quadra do Campus São João del-Rei.

Para Roselne Santarosa, coordenadora do CGAE, o “IF em Ação”, por estar em sua primeira edição, superou as expectativas. “Foi muito positivo. É muito importante esse trabalho de conscientização dos nossos alunos, esse também é o papel da Assistência Estudantil e, acredito, de todas as instituições de ensino. Além das ações de saúde, o resultado das doações do Trote Solidário foram excelente e vão ser de muita ajuda para o Albergue”, acredita.

Com essas atividades, o Instituto Federal reuniu numa mesma noite educação, saúde e também a solidariedade.
Público presente no IF em Ação
Alunos sendo atendidos no IF em Ação