Trote Solidário beneficia Albergue Santo Antônio

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei promoveu na primeira semana de aulas o Trote Solidário, uma gincana que intensifica a interação entre calouros e veteranos. Entre os dias 08 e 16 de fevereiro, os alunos dos cursos técnicos doaram alimentos, gelatina, caixas de leite e garrafas de suco concentrado, que foram entregues ao Albergue Santo Antônio.

Segundo o Diretor Geral do Campus, Professor Alexandre Lana Ziviani, o reitor do IF proibiu o trote dentro da Instituição e, para haver uma dinâmica entre calouros e veteranos, foi criado o Trote Solidário. “O reitor do Instituto Federal assinou uma portaria em 2009 proibindo todo tipo de trote ou abuso contra qualquer aluno ingressante. O nosso Campus, por meio da Assistência Estudantil, incentiva outras formas de interação entre os alunos e, desde a criação do Campus São João del-Rei, realizamos o Trote Solidário acreditando na responsabilidade social que advém dessa iniciativa”

O Albergue foi o escolhido para receber os donativos devido às necessidades que o asilo enfrenta para manter seus 80 idosos, explica a Coordenadora Geral de Assistência Estudantil, a psicóloga Roselne Santarosa de Sousa. “Fizemos uma identificação das instituições municipais que poderiam receber os donativos e constatamos que o Albergue Santo Antônio enfrenta um grande problema para manter as despesas alimentícias de seus idosos. Segundo a direção do Albergue, eles utilizam muitas caixas de gelatina, suco concentrado e leite pasteurizado diariamente, por isso escolhemos esses itens para serem doados na gincana”.

Das dez turmas dos cursos técnicos, sete participaram do Trote e competiram para ver qual acumulava mais donativos. Foram arrecadados 146 caixas de gelatina, 135 garrafas de suco concentrado e 106 caixas de leite longa vida. Foram atribuídos pontos aos produtos, sendo que cada caixa de gelatina valia 2 pontos, cada caixa de leite valia 5  e cada garrafa de suco 10 pontos. A turma do primeiro período de Enfermagem foi a turma que mais arrecadou, acumulando 542 pontos.

Como premiação, cada aluno da turma receberá uma agenda personalizada do Instituto. Até o dia 05 de março, serão arrecadados os donativos dos alunos dos novos cursos superiores, que iniciaram as aulas no dia 27 de fevereiro. Uma iniciativa a mais para que o Trote Solidário se torne uma tradição no Campus São João del-Rei.

Funcionárias do IF realizando a entrega no Albergue Santo Antônio