Imprimir

Coordenadora Geral de Assistência Estudantil defende dissertação de Mestrado

 
A psicóloga Roselne Santarosa de Sousa, Coordenadora Geral de Assistência Estudantil do Campus São João del-Rei, defendeu sua dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.
 
Roselne desenvolveu sua dissertação na linha de pesquisa “Processos Psicossociais e Socioeducativos”. A dissertação trata do tema “Um estudo Ator-rede sobre a boneca de pano em uma região de Minas Gerais: costurando narrativas de artesãs”. 
 
Segundo a psicóloga, a ideia do estudo teve início ainda durante sua iniciação científica, que estudava brinquedos artesanais, ligada a um grupo de estudos do LAPIP, Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossociais. “Depois da minha iniciação científica, me perguntei por que as artesãs da região ainda mantinham a tradição de confeccionar bonecas de pano, mesmo sabendo que essas bonecas já não participam da construção lúdica da infância de muitas crianças atualmente”. Foi com base nesse questionamento que a Coordenadora do CGAE se orientou para sua dissertação.
 
O novo título de Roselne representa uma conquista para todo o Instituto. Já que o Campus São João del-Rei mantém desde 2011 um programa de incentivo à qualificação para seu corpo técnico e docente, programa o qual Roselne, além de outros servidores, estão sendo diretamente beneficiados.