Imprimir

IF participa de evento do Dia Mundial da Água

A Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) realizou nessa quinta-feira, dia 22 de março, uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerias – Campus São João del-Rei foi um dos parceiros dessa iniciativa, assim como a Polícia Militar de Minas Gerais e Corpo de Bombeiros.

O evento contou com palestras no auditório do 38º Batalhão de Polícia Militar, realizadas por Maria Isabela Souza, engenheira agrônoma e inspetora-chefe do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) em São João del-Rei e pela professora do  Campus São João del-Rei, Ana Carolina Moraes Campos, engenheira ambiental que dá aulas no curso Técnico em Controle Ambiental.
 
A representante do CREA-MG, que também é presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande (CBH-GD1), falou sobre a gestão dos recursos hídricos nos afluentes que compõem a bacia do Rio Grande, região a qual São João del-Rei faz parte. Já a professora do IF, abordou o saneamento ambiental como o grande desafio do século XXI.
 
Logo após as palestras, o público presente saiu em carreata até a Avenida Tancredo Neves, no centro da cidade, onde houve distribuição de material educativo para a população e brindes em comemoração ao Dia Mundial da Água – instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.
 
Segundo o Tenente Rodrigues, comandante do 3º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito, o objetivo do evento é a conscientização da população sobre a importância de se preservar os recursos hídricos, não só locais como globais. “Através da informação, da educação, da mudança de cultura, nós podemos mudar pequenos hábitos que acabam prejudicando a vida global. Se fizermos uma análise macro, vamos perceber que as minhas ações, por mais individuais e pequenas que sejam, nunca são isoladas e sempre vão prejudicar o meu vizinho, o meu amigo ou aquele indivíduo que eu nem conheço. Esse movimento visa isso, conscientizar as pessoas quanto a necessidade de se preservar os recursos hídricos, que não são inesgotáveis como se pensava até algum tempo atrás”.
 
Para Ana Carolina, o curso de Controle Ambiental, oferecido pelo Instituto Federal em São João del-Rei, é um área estratégica, já que a região necessita de profissionais capacitados para gerir os recursos do Campo das Vertentes. “É preciso unir forças para conseguirmos mudar a realidade ambiental que vivenciamos na cidade, e o curso de Controle Ambiental em São João del-Rei é essencial para suprir a necessidade de especialistas em gerenciar a enorme quantidade de recursos hídricos disponíveis na região”, completa a professora, dizendo que será criada uma comissão para estudar os problemas ambientais da região e que os alunos do curso serão essenciais na construção do trabalho, possibilitando uma grande experiência de campo para os futuros técnicos em Controle Ambiental.
Representante do CREA-MG durante palestra no auditório do 38º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais
Professora do Campus São João del-Rei apresentando sua palestra sobre saneamento ambiental.
Organizadores do evento com Ana Carolina Moraes, professora do IF - Campus São João del-Rei.
Escoteira mirim realizando entrega de material educativo no centro da cidade.