Campus São João del-Rei recebe os novos alunos

O Campus São João del-Rei do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais realizou nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro a Semana de Ambientação. Com o intuito de acolher os novos alunos, o evento contou com a presença de calouros e veteranos dos seis cursos técnicos e um pós-técnico da Instituição. Na quarta-feira, dia 08 de fevereiro, o diretor Geral do Campus, Professor Alexandre Lana Ziviani, abriu o evento dando as boas vindas aos alunos.

Ainda na quarta, os alunos puderam ouvir a diretora de Ensino, Professora Isabel Cristina Adão, falando sobre as condições pedagógicas dos cursos oferecidos pelo Campus São João del-Rei. No mesmo dia, a diretora de Administração e Planejamento, Andréa Cristina da Silva Oliveira, falou sobre as condições administrativas da Instituição, ressaltando a recente emancipação da unidade são-joanense, que deixou de ser Campus Avançado e passou a contar com maior autonomia financeira e administrativa.

Para encerrar as atividades do primeiro dia, o Professor Antônio Cleber da Silva, proferiu uma palestra sobre “Sucesso Acadêmico”, movimentando a quadra do Instituto. Numa dinâmica pouco comum, o professor recorreu ao que ele chamou de “filósofos modernos”, os cantores Gino e Geno, cantando a música “O que que eu tô fazendo aqui”. Com essa frase, o professor do curso técnico em Vendas perguntou aos alunos o que eles estavam fazendo naquela aula inaugural e frisou a importância de se aproveitar o tempo acadêmico para a produção e assimilação de conhecimento.

Já no segundo dia, os coordenadores dos diversos setores do Campus falaram aos alunos sobre o funcionamento e as atividades oferecidas pelo Instituto Federal. A psicóloga Roselne Santarosa falou sobre as atividades e serviços da Coordenação Geral de Assistência Estudantil, setor que trabalha diretamente com os alunos, oferecendo serviços de psicologia e serviço social, além de conceder benefícios para a permanência dos alunos carentes da Instituição.
A Coordenadora Geral de Ensino, Alessandra Regina Teles, apresentou aos alunos o setor, que lida com os professores e monta as grades curriculares e pedagógicas dos cursos oferecidos pela unidade são-joanense. Já a servidora Meriely Ferreira de Almeida, Coordenadora do Acervo Bibliográfico e Multimeios, falou sobre seu setor e funcionamento da Biblioteca do Campus, que disponibiliza 4.000 exemplares para consulta dos alunos. O coordenador de Registros Acadêmicos, Márcio Geraldo de Arvelos, apresentou o setor e os procedimentos necessários para a requisição de documentos pelos alunos.

O aluno Mateus Eduardo da Silva, presidente do Grêmio Estudantil do Instituto e da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, falou de sua satisfação em estudar numa instituição federal, que oferece ensino público, gratuito e de qualidade. Ainda em sua fala, o estudante frisou a importância da consolidação do Grêmio como instrumento democrático dos alunos do Campus São João del-Rei.

Em seguida, foi a vez da diretora de Extensão, Professora Viviane Vasques da Silva Guilarduci, falar das atividades de sua diretoria e da importância que a extensão universitária tem para os alunos e para a sociedade na qual o Instituto Federal está inserido. Lembrou ainda da obrigatoriedade do estágio para a formação dos alunos nos cursos técnicos.

Para encerrar a segunda noite, o diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Professor Maycon de Moura Reboredo, explicitou a importância da Pesquisa e Inovação para as sociedades modernas. Usando como exemplo o medicamento mais consumido no mundo, a Aspirina, o professor mostrou como é longo o processo de pesquisa para que um medicamento seja utilizado em humanos. Mostrou, ainda, como a inovação tecnológica trabalha para melhorar a vida das pessoas e como um invento deve ser comercialmente viável.

Logo após as falas dos diretores, o Professor de Informática, Tiago Carbonaro, fez uma apresentação de voz e violão para animar os alunos e funcionários presentes.